Pesquisa indica que brasileiros ainda não sabem para que serve o 5G

5G promete muita inovação, mas muita gente ainda não sabe como isso pode influenciar em suas vidas.

Apesar de vermos diversas e infinitas propagandas de operadoras sobre o 5G no Brasil, pesquisa revela que os brasileiros não fazem ideia do que seja essa nova tecnologia.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria de mercado IDC Brasil, a maioria da população conhece o termo, mas ainda não entende como o 5G influenciará em seus hábitos de consumo.

Ainda de acordo com a pesquisa, 95% das pessoas entrevistadas conhecem algo sobre a tecnologia, mas apenas 22% disseram que migrarão para um plano 5G nos próximos 12 meses. Para a consultoria, essa falta de “vontade” em aderir ao 5G é evidência de que suas vantagens e benefícios ainda não estão claros.

“Falta comunicação. Falta mostrar às pessoas situações e casos em que elas realmente vão precisar usar a altíssima velocidade proporcionada pelo 5G”, disse Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria em telecom, em entrevista.

Para ele, as operadoras deveriam mostrar “como a tecnologia deve transformar a vida das pessoas”, de tal modo que os consumidores passem a se interessar pelos novos serviços e novos equipamentos já compatíveis com o 5G.

“Seu carro por aplicativo não vai mais vir mais rápido por causa do 5G. Sua troca de mensagens também não deve mudar muito. Agora, o video de alta definição vai depender muito da conectividade”, exemplifica.

Prevista para ser lançada em capitais brasileiras no segundo semestre deste ano, a tecnologia 5G promete altas taxas de velocidade (podendo chegar a 1GB por segundo), baixa latência (menor tempo entre o envio de informações, o que pode ser interessante para games) e conexões mais estáveis. 

Em um primeiro momento, para o consumidor final, a principal vantagem vai ser a velocidade da conexão (facilitando chamadas de video ou até mesmo assistir videos em alta definição longe do wi-fi). Estabilidade e baixa latência podem auxiliar quem gosta de jogar online.

A cobertura 5G também ajudará pessoas em locais sem conexão a cabo ou fibra óptica a terem acesso à banda larga rápida.

Em um futuro próximo, as possibilidades são ainda maiores. Poderemos ter óculos de realidade aumentada conectados a uma série de aplicativos que ainda estão para ser inventados. Essa movimentação já havia ocorrido na evolução das gerações anteriores de telefonia, proporcionando aplicativos considerados essenciais atualmente, como Waze, WhatsApp, Instagram e Youtube.

Para especialistas, o 5G deve impactar de forma mais transformadora as empresas, possibilitando melhor conexão, analise simultânea de vários itens conectados e automatização de vários processos.

Expectativas sobre o 5G

Quando questionados sobre o que achavam sobre as principais transformações que o 5G traria, as mais listadas foram:

  • 42% acreditam que o 5G vai transformar a forma de acesso à internet;
  • 40% acreditam que o 5G vai transformar a forma como veem videos;
  • 36% acreditam que o 5G vai transformar a forma como jogam videogame;
  • 33% acreditam que o 5G vai transformar a forma como trabalham;
  • 30% acreditam que o 5G vai transformar a forma como compram online;

 

Outro ponto que chamou a atenção foi uma questão sobre segurança. Entre o público consultado, 85% disseram que foram alvo de algum incidente em segurança de informação nos últimos 12 meses.

Para Saboia, isso só reforça a preocupação das pessoas com o assunto e mostra que existe uma oportunidade – por parte de operadoras e empresas do ramo de serviço – de oferecer novas formas de proteção.

A preocupação por franquia de dados foi outro aspecto destacado pelos entrevistados. Dois terços dos entrevistados disseram restringir a utilização de determinados apps para não acabar com a franquia de dados.

A pesquisa da consultoria IDC Brasil foi feita em vários países da America Latina. No Brasil, ouviu aproximadamente 800 pessoas.

Alta velocidade 5G = Progresso x5

O progresso da velocidade das conexões podem ir muito além do que foi pesquisado.

Como dito, muitas tecnologias ainda podem e estão sendo desenvolvidas, seja via realidade aumentada, como vídeo que podem ser entregues e distribuídos em definição máxima para consumidores que, antes, não tinha acesso a esse tipo de conteúdo.

o 5G trás uma gama de inovação para todos os tipos de consumidores. As plataformas de Stream, bem como as emissoras de TV, poderão entregar conteúdos mais rápido para os seus clientes, com qualidade e ferramentas que as tecnologias 3G e 4G nem poderiam sonhar. As plataformas de conteúdos audiovisuais poderão entregar seus conteúdos de forma uniforma e rápida, como uma simples imagem é entregue hoje.

O mundo dos games, que vêm ganhando força para aplicações mobile, sentirão um ganho de aquisição de novos jogadores que, com o 5G, não estarão mais limitados para jogar em alto nível, mesmo que sem uma conexão wi-fi.

A facilidade das compras que hoje o 4G oferece para tecnologias como aproximação, QR Code e Bancos digitais tendem a ter um progresso ainda mais revolucionário com o 5G, bem como a automação de processos essenciais, como compras, agendamentos, checagem, chamadas e reuniões via aplicações.

Casas e eletrodomésticos inteligentes que farão pedido ao supermercado reconhecendo que a geladeira está sem alguns itens e que o estoque de alguns produtos estão acabando, mesmo você não estando na sua casa. Monitoramentos mais eficientes e alta qualidade de imagens de segurança. Automóveis ainda mais conectados. Uma infinidade de opções que virão inovar ainda mais a forma como vivemos nosso dia a dia.

Novas empresas e novas tecnologias serão criadas com o advento e popularização desta nova tecnologia. É inevitável.

Aguardemos o futuro do 5G. Em tempo: torçamos para que as FakeNews consigam ser bem combatidas com a velocidade do 5G.

(Referência Tilt e IDC e The Verge)

Compartilhe:

César Mantovanelli

César Mantovanelli

Publicitário, XVano e Palmeirense, escreve periodicamente para o Jauclick.com

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Esportiva

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Meta Quest Pro

Metaverso: o potencial e os desafios

Será que o Metaverso vai decolar? Os desafios que podem impedir o sucesso da nova onda virtual... (leia mais)
woodstock02

Devaneios de um quase ex-enfermo na pandemia

O ano de 2020 prometia muito, mas aí ...... (leia mais)
therty03

Blog do Moraes - Alexandre, o Thirty

Relembre a trajetória e legado do músico jauense Alexandre Thirty em homenagem especial do Blog do Moraes... (leia mais)