Caçambaria realiza 3ª Feira #EuPassarinho no domingo dia 07 de agosto

Evento gratuito terá Irmãos da Lua ao vivo, artesanato, gastronomia e inauguração da Biblioteca Comunitária da Caçambaria

No dia 07 de agosto, A Caçambaria realiza a 3ª edição da Feira #EuPassarinho.

O #EuPassarinho foi o único projeto de Jaú contemplado pelo PROAC, no edital de 2022. Criado em 2.006, o Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac) teve como objetivo principal regulamentar a oferta de de patrocínios culturais no Estado. Apoia e patrocina a renovação, o intercâmbio, as pesquisas, além de preserva e difundir os patrimônios culturais materiais e imateriais do estado.

Nesta edição do #Eu Passarinho mais de 20 expositores locais direcionados para a economia criativa e desenvolvimento sustentável participarão da feira.

E como em todas as feiras, apresentação musical. Desta vez, os Irmãos da Lua no palco da Caçambaria.  Formado por Amilcar Ceceu nos vocais e viola, Isal Carvalho nos vocais e violão, Marco Munhoz na flauta e Edinho Domingues na bateria e percussão,  o quarteto é é um grupo de musica regional brasileira onde é marcada pela sonoridade de musicas de rock rural a mpb, o encontro da viola caipira com a flauta, buscando navegar por esses mares das vertentes citada.

O repertório são releituras de clássicos da mpb e sons autorais de Jaú. Tem música jauense da extinta banda Selo Brasil e parcerias de Ceceu com o músico Paulo Pin e Betinho Padrenosso do disco “Jau –  Sons Imagens de um Rio” .

Caçambaria

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA

Além da exposição de artesãos com produtos sustentáveis, apresentações musicais, um dos objetivos principais do projeto #Eu Passarinho é a criação da Biblioteca Comunitária

Aproximadamente  mil livros de temas variados estarão à disposição da população. Parte deles foi doado pelos visitantes em outras feiras promovidas por conta do projeto. Uma bibliotecária será a responsável por catalogar os exemplares.  O local será aberto ao público para consulta e serão feitos cadastros para retirada e devolução dos livros.

 “Não é todo mundo que tem condição de comprar livros e com a Biblioteca Municipal fechada conseguimos na Caçambaria contribuir para que o conhecimento literário fique disponível”, diz a gestora da Caçambaria e autora do projeto Carolina Panini.

Para Carolina, é importante resgatar o hábito da leitura em tempos virtuais, além de incentivar o convívio e criar um local de encontro cultural.

A Biblioteca Comunitária é uma opção importante para os leitores já que a Biblioteca Municipal de Jaú ficará fechada por mais de um ano devido à reforma do Museu Municipal.

CAÇAMBARIA 10 ANOS

Caçambaria é uma empresa de economia circular e criativa que constrói móveis sustentáveis, mediante material reciclável, além de ser um espaço cultural destinado a oficinas e workshops de transformação de resíduos, consumo consciente e mobilização comunitária. 

 O ano de 2.022 marca a celebração dos 10 anos da Caçambaria. Criada em 2.012, o projeto nasceu da cabeça da empreendedora criativa  Carolina Panini, que juntou sua experiência  como cenógrafa a de gestora cultural para criar o Caçambaria.

 

 Com a mania de recolher resíduos e transforma-los em móveis para sua casa, aliado a identificação de demanda tanto de matéria prima como de consumidores, Carolina Panini resolveu criar um ateliê de  fabricação de móveis sustentáveis, com o sugestivo nome de Caçambaria.

Nestes dez anos, o projeto já recolheu e transformou cerca de 60  toneladas de resíduos em e enviou móveis para todos  os estados do Brasil através de sua loja virtual.

No anos dos 10 anos, a Caçambaria criou uma web-série contando sua história, lançou a Horta Comunitária Vila Nova com sede na própria Caçambaria e está realizando a terceira Feira.

A primeira em março teve como tema as Mulheres, em maio Centenário da Semana da Arte Moderna e esta que terá a inauguração da Biblioteca Comunitária.

A última do ano com previsão em setembro será a comemoração dos 10 anos. O mês de setembro ainda prevê oficina de Contação de Histórias e algumas oficinais sustentáveis que fazem parte do leque de atividades da Caçambaria

 

SERVIÇO :

3ª FEIRA EU PASSARINHO

Dia – 07/08/22

Horário – 16 horas

A Caçambaria Espaço Arte fica na rua Tenente Lopes, 1569, Vila Nova, Jaú

Telefone: (14) 3416-3720  Facebook: Caçambaria   Instagram: @caçambaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Agenda Jauclick