CACHORRO-DO-MATO FERIDO EM INCÊNDIO SEGUE INTERNADO SEM PREVISÃO DE ALTA

INFORMATIVOS JC

Cachorro-do-mato foi encontrado perto da "venda seca" e está recebendo tratamento, estado ainda é grave.

Continua internado em estado grave o cachorro-do-mato resgatado pela Secretaria de Proteção e Direito dos Animais – SPDA, próximo à Venda Seca, neste mês (18). O animal, um macho jovem, com idade estimada entre 2 e 3 anos, foi encontrado com queimaduras pelo corpo todo, provocadas por um incêndio que atingiu a área rural em que ele vivia, seu habitat natural.

De acordo com informações médicas coletadas nesta terça-feira (23), a saúde do animal continua em evolução, ele está se alimentando espontaneamente e respondendo bem ao tratamento, mas não há previsão de alta hospitalar.

As queimaduras atingiram principalmente o rosto e as patas. Ainda segundo informações médicas há temor de cegueira. “Devido às feridas no rosto ele ainda não consegue abrir os olhos, por isso neste momento não da para afirmar que houve perda de visão, mas devido à gravidade das lesões existe a possibilidade de ele ficar cego dos dois olhos”, explica o médico.

Para limpeza das feridas – procedimento doloroso – o animal passa por sedação a cada 48 horas. Além de anti-inflamatórios e analgésicos, antibióticos continuam sendo administrados para evitar possível infecção já que houve exposição do tecido. Para não correr risco de maiores complicações com aparecimento de outras doenças o animal já tomou a vacina polivalente.

IMPORTANTE

INCÊNDIOS – A população não deve colocar fogo em quintais e terrenos baldios, pois com a falta de chuva e a vegetação seca, as chamas podem se alastrar e atingir matas próximas à cidade, ferindo e até matando animais silvestres.

PASSEIOS – Ao levar cães para passear é preciso observar se o calçamento ou asfalto não está quente, pois a alta temperatura do pavimento pode causar queimaduras nas patas dos animais.

Os informativos são conteúdos relevantes fornecidos pelo departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jahu e, esporadicamente, produzidos por nossa redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Últimas notícias

Se liga

As mais lidas da SEMANA

Agenda Jauclick

vamos bater um papo?

Tem interesse em anunciar o seu produto e quer marcar um papo com a gente? Preencha o formulário que retornaremos o mais breve possível!