No dia 08 de dezembro o Quarteto Caipira Paulista lançou o clipe “Mãe nas Manhãs em parceria com a aldeia indígena Kopenoti.
O Quarteto é formado por Daisa Munhoz no vocal, Levi Ramiro na viola caipira, Rogério Plaza na sanfona e a jauense Manu Saggioro.
Manu e Daisa já se apresentaram várias vezes por aqui tanto no formato Duo e com a banda Inlakesh onde Manu era guitarrista e Daisa a vocal. Daisa também se apresentou por aqui com o Black Dog, Vandroya e Iron Ladies.
MÃE NAS MANHÃS
A música, objeto do clipe, abre o álbum “Origens”.
Gravado na aldeia Kopenoti, em Avaí, na beira do rio Batalha, com a participação de mulheres da etnia Terena, o clipe já está liberado no youtube.
A vida dos indígenas do Interior paulista também tem destaque no trabalho do Quarteto. Para além de resgatar tradições da música caipira, o álbum “Origens” é uma aposta no futuro, uma proposta de reinvenção e de criação, trazendo toda essa riqueza cultural para composições contemporâneas, com assuntos urgentes como a preservação do meio ambiente, a cultura indígena e sua luta pela terra.
A produtora de vídeo Pro Clipe, que tem Mariana Boico e Luizinho Júnior à frente das produções audiovisuais, em reunião com Daísa e Manu, enxergou a possibilidade de registrar a poesia de Levi Ramiro musicada por João Arruda, “Mãe Nas Manhãs”, que fala das mães indígenas, numa legítima aldeia.
Graças ao artesão e koixomuneti (pajé) Irineu Nje’a Terena (amigo de Daísa e Manu), a ponte do Quarteto com o cacique Chicão aconteceu, após algumas visitas do grupo à aldeia Kopenoti. Daniela Machado Terena, professora da escola indígena, organizou as mulheres para atuarem no clipe e, em meados de novembro, uma equipe de 15 pessoas saiu de Bauru, Pirajuí e Marília para encontrar o povo terena na beira do rio Batalha, dentro da aldeia Kopenoti, onde foi filmado “Mãe Nas Manhãs”.
Além dos músicos do quarteto e das mulheres Terena, o clipe gravado pela Pro Clipe contou com a atuação surpreendente da arquiteta Eliane Katayama (Ingá) com sua bebê Maya. Na produção, o Quarteto contou ainda com a presença da fotógrafa Mayra Ferraz e da maquiadora Lou França.
Selando uma parceria com a aldeia Kopenoti, o Quarteto ainda vai lançar um mini doc filmado durante a gravação do clipe com os moradores. O mini doc é uma produção da Viewplay Filmes, de Bauru, com Victor Fink à frente da direção e edição.
Kopenoti é uma das aldeias da Terra Indígena Araribá, situada em Avaí, município há 39 quilômetros de Bauru. Atualmente vivem na aldeia 230 pessoas, sendo 70 crianças. O Quarteto Caipira Paulista também vem trabalhando na campanha de doação de brinquedos para o Natal das crianças. Interessados podem entrar em contato com Daniela Terena ou Michel (vice cacique) pelos telefones: (14) 998303861 e (14) 997768835.
QUARTETO CAIPIRA PAULISTA
O Quarteto Caipira Paulista surgiu em 2020 interpretando clássicos da música caipira, com a proposta de resgatar e preservar a história sertaneja raiz do Interior de São Paulo. Ritmos tradicionais como o cururu, a toada e o chamamé vestem a poesia brejeira do álbum autoral “Origens”, que chegou nas plataformas digitais em 2022 e foi contemplado pelo ProAc Editais 2021.
Antes de “Mãe nas Manhãs”, o Quarteto lançou o clipe de “Tawaraná” (Josino Medina), que reúne imagens documentais da floresta e de indígenas de diversas regiões do país. Com direção e edição de Victor Fink (Viewplay Filmes), o videoclipe foi gravado no Criasom Estúdio (Bauru-SP) e também está rodando no youtube.
Assista no canal do Quarteto Caipira Paulista no youtube:
Os clipes Mãe nas Manhãs https://youtu.be/pEzpSlLAslw e
Tawaraná https://youtu.be/fu8rxObGlsI
O show Origens Ao Vivo: https://youtu.be/oekkoB9jzq8
+ Ouça Origens nas plataformas digitais: https://tratore.ffm.to/origens-album
+ Acompanhe no Instagram @quartetocaipirapaulista
assessoria de imprensa
adriana bueno | whatsapp | adribuenocomunicacao@gmail.com