Cine Denadai

Filme e frio: Combinação perfeita

Aproveite o inverno com filmes incríveis! De dramas intensos como "Rio Congelado" a épicos como "O Regresso". Prepare a pipoca e curta essas indicações imperdíveis!
Filme e Frio

O fato de eu não ter piscina em casa e nem morar em cidade com praia, faz com que o inverno seja a minha estação do ano preferida.

Junta-se a isso o fato de se dormir melhor, comer feijoada, ficar suando mesmo parado, tomar uma boa dose de conhaque e de ficar deitado na cama coberto até o nariz e vendo um bom filme. E esse último motivo deve ser unânime. Nos meus tempos de funcionário de locadora, era fácil perceber isso, já que bastava dar uma esfriada que o movimento aumentava e muito.

Sendo assim, para entrar no clima do inverno, vou passar uma lista de filmes passados na friaca. E tem coisa boa aqui assim como a estação.

E o nome do filme já diz tudo e “Rio Congelado” entrega um drama pesado mostrando o quanto uma mãe pode fazer para oferecer o mínimo para seus filhos. Passando no norte dos EUA em uma cidade onde a temperatura chega nos 30º negativos, viver não é uma tarefa fácil e os problemas familiares de nossas protagonistas pioram ainda mais essa situação.

E quando surge a oportunidade de uma grana, mesmo que seja no perigoso ramo do transporte de imigrantes ilegais, elas não pensam duas vezes em se arriscar. É um filme bem pequeno que tem sua força nas atuações e na presença de ótimas personagens femininas rendendo um Oscar de melhor atriz para a protagonista Melissa Leo.

O roteiro é muito bem escrito, tudo se encaixa e a sensação de que algo mais grave sempre estará para acontecer, é sentida a todo instante. Aula de cinema!

Disponível em: acervo próprio.

A próxima dia já esteve em uma lista que fiz, mas não era um texto de indicações, mas falei sobre algumas atuações e filmes de Jeremy Renner além dos filmes que ele fez como personagem da Marvel, mas dessa vez não passa e recomendo e muito “Terra Selvagem”.

Um filme sobre uma investigação de um possível assassinato de uma garota de origem indígena que vivia na região que sempre pertenceu aos seus ancestrais.

Filme que, assim como “Rio Congelado” e “Assassinos da Lua das Flores”, mostra o tratamento preconceituoso sofrido pelos povos originários de diferentes regiões dos EUA. O filme ainda conta com a presença de outra atriz conhecidas pelos descartáveis filmes da Marvel e Ashley Olsen tem a oportunidade de entregar uma de suas melhores atuações, se não a melhor.

Disponível em: Shock Vídeo Café, Netflix, Amazon Prime e acervo próprio.

Continuando nas investigações, segue aqui uma indicação de uma refilmagem de um filme norueguês. Confesso que eu não sabia da existência desse filme original e faz todo sentindo esse filme ter origem nórdica, já que o fenômeno presenciado em “Insônia” pode ocorrer em países nórdicos e também no Alasca, que é onde se situa a versão americana.

O filme é dirigido pelo até então não tão conhecido Christopher Nolan, que conseguiu juntar dois dos melhores atores de todos os tempos contracenando lado a lado, são eles Al Pacino e do saudoso Robin Willians. Destaque também para a vencedora do Oscar Hillary Swank que também está nesse filme. Ótimo diretor em ascensão e um elenco de peso, é a receita quase perfeita para um ótimo filme. E nesse caso, dá muito certo. “Insônia” é ótimo e mostra Pacino investigando um assassinato em uma região do Alasca onde o sol não se põe, ou seja, é dia por 24 horas do dia, inclusive a noite e essa situação, mas algumas coisas que acabam acontecendo durante as investigações são determinantes para as noites mal dormidas do policial.

Fica tranquilo Pacino, eu também durmo mal em várias noites. Acontece nas melhores famílias.

Disponível em: Shock Vídeo Café, TeleCine e acervo próprio (inclusive o original norueguês).

A próxima indicação se passa no mesmo local que “Insônia”, mas no período do ano em que as 24 horas do dia são noites, ou seja, o sol não da as caras e o azul do céu não é visto por um bom tempo. O diferencia as duas indicações são suas premissas, se em “Insônia” tratamos de problemas corriqueiros, em “30 Dias de Noite” temos um terror, que espero que seja improvável de acontecer. E não poderia faltar um bom filme de terror para uma noite fria.

E já que estamos em uma situação onde não temos sol, isso acaba sendo um prato cheio para vampiros sedentos de sangue que podem passear e caçar suas vítimas tranquilamente sem se preocupar com os raios solares, que para eles seriam fatais.

Ótima história, com cenas bem violentas e com altas doses de terror, esse filme vale muito a pena ser visto!

Disponível em: Shock Vídeo Café.

Para terminar, duas indicações de filmes mais conhecidos e que muita gente deve ter visto, mas que quem não viu, deveria ver o quanto antes.

“O Regresso” é famoso por ter dado o primeiro Oscar de atuação para Leonardo Di Caprio e pela batalha que ele teve com um urso, numa cena dirigida com maestria pelo mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu (inclusive, excelente diretor), mas o filme é muito mais do isso e trata de um épico de superação e vingança e de primazia técnica.

Para se ter uma ideia, algumas cenas tiveram eu ser feitas em ambiente aberto, ou seja, nada de estúdio ou CGI, que são aquelas telas verdes onde depois são inseridos os efeitos especiais. E sendo em feito em ambiente aberto, as cenas tinham hora para começar e para terminar, além de condições climáticas favoráveis, já que a luz do sol seria de extrema importância para a cena.

Vale muito a pena ser visto e revisto! Disponível em: Shock Vídeo Café, Star+, Netflix e acervo próprio.

Confesso que vou passar bem rápido por essa indicação, como não gosto de repetir as dicas, vou me dar o direito de citar esse filme aqui, assistir novamente e colocar ele em outra lista, ou quem sabe um texto só para ele.

E revejo “O Iluminado” quantas vezes tiver que rever!

O filme, para quem não conhece, é passado em um hotel isolado pelo frio e pela neve e que Jack Nicholson, sua esposa e filho passaram um tempo. Só isso.

Vejam esse clássico que é um dos melhores filmes de terror já feito!

Disponível em: Shock Vídeo Café, MAX e acervo próprio.

Espero que possam curtir os poucos dias de invernos que tempos aqui no Brasil com um ótimo filme, com uma boa companhia, uma pipoca e um chocolate bem quente.

Boa sessão e até a próxima!

Compartilhe:

Picture of André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção do Hospital Amaral Carvalho, acesse e compartilhe os materiais e ajude a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Foto-03-1024x801

Jogo Rápido - Comedy Night

Estreia do quadro "Jogo rápido" do Blog do Moraes começa com os artistas do Comedy Night.... (leia mais)
margot-robbie

Margot Robbie: Muito mais que a Barbie

Margot Robbie: Da Beleza Estonteante ao Talento Cativante - Uma Jornada pelos Papéis Memoráveis da Atriz que Conquistou Hollywood... (leia mais)
lima02

Blog atualizado - Lima 50!!!

Uma singela homenagem ao grande Lima, que faria 50 anos agora e depois um breve relato dele, eu, Andrezão e... (leia mais)