Revisão do auxílio-doença concedido após a reforma da previdência social em 2019

Tudo o que você precisa saber sobre a revisão do auxílio-doença.
auxilio doença

O INSS, após a Reforma da Previdência Social, tem realizado o calculo do beneficio dos segurados que requerem o benefício por incapacidade para o trabalho denominado auxílio-doença com a aplicação da Portaria INSS 450/2020.

Ocorre que esta Portaria prevê o período de base de cálculo conforme regramento da Reforma da Previdência, mas ocorre que, a EC 103/19 não abarcou o auxílio doença, apenas fez mudança de nomenclatura para benefício por incapacidade temporária.

Importante analisar o cálculo realizado pelo INSS no cálculo do auxilio doença e verificar nos cálculos da renda inicial do benefício se foi composto por 100% (cem por cento) dos salários de contribuição a partir de julho de 1994 ou desde o inicio das contribuições, se posterior a esta competência, pois, caso assim tenha ocorrido é necessário pleitear a inconstitucionalidade da Portaria INSS 450/2020 e pedir que seja observado no calculo do salario de beneficio, o previsto na Lei nº 8.213/1991

Ou seja, para apuração da renda mensal inicial do beneficio devem fazer dois cálculos,

1) somar todos os salários de contribuição, excluindo os 20% menores e o resultado é dividido pelo número de contribuições, o que resultará no salário de beneficio, o qual, por sua vez, multiplicado por 91% resulta na renda mensal inicial do beneficio);

2) somar os 12 (doze) últimos salários de contribuição, dividir pelo numero de salários de contribuição existentes no período para se chegar a renda mensal inicial. Feitos tais cálculos, aplica-se ao segurado aquele que resultar no menor valor, uma vez que, o valor do auxílio-doença não pode exceder a media aritmética simples dos últimos 12 (doze) salários de contribuição.

Com essa verificação é cabível, a revisão de seu beneficio previdenciário de auxilio por incapacidade temporária, afastando-se, no cálculo da renda do beneficio, as disposições da Portaria INSS 450/2020 e, consequentemente, da EC 103/2019, pois, no mínimo, a autarquia deve excluir 20% das menores contribuições vertidas.

Compartilhe:

Foto de Maria Fernanda Forte Mascaro do Pinho

Maria Fernanda Forte Mascaro do Pinho

OAB/SP 264.558 Rua Botelho de Miranda, 153; Chácara Braz Miraglia www.mfaadvassociados.com.br

Agenda Jauclick

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

Confira as fotos:

Promessa é divida: Liberamos mais 5 eventos nas fotos antigas

2021

Confira as fotos:

Jahu Pub | Festa

2009

Confira as fotos:

Mambo Jambo | Festa

2003

Confira as fotos:

ADM Folia na Dona Beja

2006

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

Conteúdos em destaque

Corrida dos Trabalhadores

Corrida dos Trabalhadores 2025: inscrições a partir de 11/04

A tradicional Corrida dos Trabalhadores em Jaú abre inscrições nesta sexta, 11 de abril.... [leia+]
Parceiro Sangue Bom

Parceiro Sangue Bom: A campanha que une Jaú pela vida

Parceiro Sangue Bom" mobiliza a população de Jaú para doação de sangue no Hemonúcleo... [leia+]
super-vendas-dia-das-maes_p16496_cover_image_resized

Curso Super Vendas Dia das Mães em Jaú com IA

Curso gratuito do Sebrae-SP ensina a usar inteligência artificial para aumentar vendas no Dia... [leia+]