Sexta na OAB exibição do documentário Niéde

Exibição terá a presença do diretor Tiago Tambelli que baterá um papo após o filme que conta toda a história e importância da jauense na Arqueologia do continente americano.

Sexta,  A 11 Editora, a Arqueologika e a Comissão de Cultura e Eventos da OAB-Jaú realizam na sede da OAB a exibição do filme Niéde.

O filme será exibido de forma GRATUITA no auditório da OAB de Jaú, dia 23/09/22 às 19:30.

Niede Guidon é uma arquéologa jauense conhecida mundialmente. Os estudos de Niéde reviraram tudo o que se sabia sobre a chegada do Homo sapiens às Américas.  Depois dela já foram descobertos novos vestígios no Brasil e na América do Sul que são bem mais antigos.  O seu trabalho no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, defende que os primeiros homens a chegarem na América o fizeram há cerca de cem mil anos.

O documentário tem a direção Tiago Tambelli que estará presente na exibição.

PAPO COM DIRETOR

Após a exibição, haverá debate com o diretor Tiago Tambelli.  Além de Niede, Tiago já dirigiu documentários como 20 Centavos, Das Almas e Escolas em Luta além de ser diretor de fotografia de vários outros docs entre eles Dominguinhos, Brincante e  Cidade de Cinzas.

Ele é membro da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Cinematografia.

NIÉDE – O FILME

Dirigido por Tiago Tambelli, “Niède”  acompanha toda a jornada que Niède teve que fazer para conseguir estruturar um sítio arqueológico naquela região, as polêmicas locais que foram geradas e todas as incríveis descobertas que obtivemos a partir do estudo dela. Partindo deste ponto o didatismo na forma é algo compreensível, e louvável, pois a intenção é que mais pessoas saibam de cada processo que envolve firmar um projeto deste e como os estudos são realizados. A partir desta lógica veremos uma construção bastante sólida através de toda a carreira da cientista, inclusive seus problemas diretos com a ditadura militar. Sem recursos estilísticos, sem chamar atenção pra si, Tiago arquiteta um longa com qualidade ímpar, que dura duas horas e quinze minutos que perde ritmo raramente durante a projeção, tamanho fascínio que gera no espectador.

Retratando a dificuldade de manter um projeto científico no Brasil, o filme irá mostrar os meios utilizados para que os estudos pudessem ocorrer com a precisão que era necessário.

Além disso, irá explicitar todo o trabalho de longo prazo que Niède realizou para que fosse criada uma conscientização da importância daquilo à história nacional, trabalhando diretamente com crianças em projetos educacionais.

Fonte: vertentesdocinema.com

Confira o trailer:

 

 

 

Compartilhe:

Jauclick
Jauclick
Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

GURI

Prefeitura Informa - Projeto Guri Aulas de música gratuitas

Confira o informe com todos para a inscrição. Não precisa... (leia mais)
Telemarketing

O recebimento excessivo de ligações de telemarketing pode ensejar indenização por danos morais

Código deDefesa do Consumidor afirma que expor consumidor a excessiva... (leia mais)
marçopraelas

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres lança Março para Elas

Programação começa terça, dia 05.03 e vai até o dia... (leia mais)