Sexta, 08/12, lançamento do livro “Homem Extraordinário”, de Carlos Eduardo Monte

Escritor jauense lança seu segundo livro (Homem Extraordinário) nesta sexta (08/12), no Espaço União

O escritor Carlos Eduardo Monte lança seu livro “O Homem Extraordinário” nesta sexta dia 08/12.  O evento de lançamento será no Espaço União a partir das 19:30 com sessão de autógrafos do autor.

Formado em Letras e Mestre e Doutor em Estudos Literários pela Unesp em Araquara, Carlos Eduardo Monte lança seu segundo romance.

O primeiro livro, “A inesperada visita da Santa Morte ao jovem Silviano das Flores”, foi lançado em 2.021.

Além do romance, como contista, já participou de várias antologias e concursos com premiações, com menção honrosa para “A Morte de Maurélio Salgado”, “O Imitador de Stanislau Zen” e “Uma Palavra acerca do Bigode de Salvador Vargas”  entre outros. O escritor foi finalista em 2.015 do Prêmio Sesc de Literatura.

“Escrevo por violenta paixão, e não há muito mais para ser dito. Li, certa vez, que García Márquez admitia que todo autor se orienta por uma grandeza; penso se sou governado por uma temática determinante: desobediência, eis a palavra que me vem à mente. No entanto, a indocilidade que anima o protagonista desse romance não é outra senão aquela que se manifesta diante da injustiça e da desigualdade social.”

O HOMEM EXTRAORDINÁRIO

No Homem Extraordinário, o leitor é conduzido pelos meandros das reflexões de Antonio Pilhares um idoso professor universitário às voltas com a crueldade do tempo.

O extraordinário do título, portanto, remete muito mais à verdadeira batalha empreendida pelo protagonista com fantasmas do passado que voltaram a assolar o país do que com as possíveis proezas que ele conseguirá realizar.

Ao recordar, torna-se inevitável a ressurreição de antigos rancores que pareciam definitivamente sepultados. Romance com uma prosa repleta de ironia, piadas, sarcasmo e erudição, sem jamais soar pedante ou despropositada.

“Não há nenhuma imprudência no título Homem extraordinário, como bem poderia imaginar um leitor ainda desavisado. No final das contas, esse livro é também um livro sobre uma dupla fatalidade: espera e resignação, e de como esse binômio nos reduz à condição quase religiosa de que seremos, eventualmente, transcendentemente, salvos por alguém dotado de certo caráter extranatural. “ explica Du Monte.

Com notável técnica, semelhante à utilizada por Proust em À Procura do tempo perdido, o autor conduz o leitor pelos meandros das reflexões de um idoso professor universitário às voltas com a crueldade do tempo. O extraordinário do título, portanto, remete muito mais à verdadeira batalha empreendida pelo protagonista com fantasmas do passado que voltaram a assolar o país do que com as possíveis proezas que ele conseguirá realizar.

“Sem me despedir de Kafka, Saramago ou Márquez, sou leitor inveterado de Philip Roth (“Homem Comum”, “O complexo de Portnoy”), de J. M. Coetzee (“Homem Lento”, “Desonra”), de Ian McEwan (“Solar”, “Enclausurado”), e de Roberto Bolaño (“2666, Os detetives selvagens”), e penso que o título de meu livro, e até mesmo seu  protagonista, Antônio Pilhares, um senhor que de tanto ter os sonhos destruídos fez-se verdadeiro cínico, reforce esse meu gosto literário, dentro daquele dialogismo do qual nos informa Bakhtin.”

Quer comprar O Homem Extraordinário

https://homem-extraordinario.11editora.com.br/

 

SERVIÇO:

LANÇAMENTO O HOMEM EXTRAORDINÁRIO – Carlos Eduardo Monte

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS COM O AUTOR

DATA – 08/12/23

HORÁRIO – 19:30h

LOCAL – Espaço União Rua Edgard Ferraz, 547 – Jaú-SP

Compartilhe:

Wilson Moraes
Wilson Moraes
Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Capa-Intoxicação

Intoxicação alimentar pode render indenização na Justiça por dano moral

Revelações chocantes de alimentos sendo preparados em ambiente inadequado ressaltam... (leia mais)
Apocalipse-no-cinema-1

Cine Denadai - Apocalipse no cinema

Reflexões sobre a ascensão do streaming e a influência na... (leia mais)
iaolhosverdes03

Olhos Verdes

A saga do jornalista Guido Puentes atrás dos Olhos Verdes... (leia mais)