O escritor Carlos Eduardo Monte lança seu livro “O Homem Extraordinário” nesta sexta dia 08/12. O evento de lançamento será no Espaço União a partir das 19:30 com sessão de autógrafos do autor.
Formado em Letras e Mestre e Doutor em Estudos Literários pela Unesp em Araquara, Carlos Eduardo Monte lança seu segundo romance.
O primeiro livro, “A inesperada visita da Santa Morte ao jovem Silviano das Flores”, foi lançado em 2.021.
Além do romance, como contista, já participou de várias antologias e concursos com premiações, com menção honrosa para “A Morte de Maurélio Salgado”, “O Imitador de Stanislau Zen” e “Uma Palavra acerca do Bigode de Salvador Vargas” entre outros. O escritor foi finalista em 2.015 do Prêmio Sesc de Literatura.
“Escrevo por violenta paixão, e não há muito mais para ser dito. Li, certa vez, que García Márquez admitia que todo autor se orienta por uma grandeza; penso se sou governado por uma temática determinante: desobediência, eis a palavra que me vem à mente. No entanto, a indocilidade que anima o protagonista desse romance não é outra senão aquela que se manifesta diante da injustiça e da desigualdade social.”
O HOMEM EXTRAORDINÁRIO
No Homem Extraordinário, o leitor é conduzido pelos meandros das reflexões de Antonio Pilhares um idoso professor universitário às voltas com a crueldade do tempo.
O extraordinário do título, portanto, remete muito mais à verdadeira batalha empreendida pelo protagonista com fantasmas do passado que voltaram a assolar o país do que com as possíveis proezas que ele conseguirá realizar.
Ao recordar, torna-se inevitável a ressurreição de antigos rancores que pareciam definitivamente sepultados. Romance com uma prosa repleta de ironia, piadas, sarcasmo e erudição, sem jamais soar pedante ou despropositada.
“Não há nenhuma imprudência no título Homem extraordinário, como bem poderia imaginar um leitor ainda desavisado. No final das contas, esse livro é também um livro sobre uma dupla fatalidade: espera e resignação, e de como esse binômio nos reduz à condição quase religiosa de que seremos, eventualmente, transcendentemente, salvos por alguém dotado de certo caráter extranatural. “ explica Du Monte.
Com notável técnica, semelhante à utilizada por Proust em À Procura do tempo perdido, o autor conduz o leitor pelos meandros das reflexões de um idoso professor universitário às voltas com a crueldade do tempo. O extraordinário do título, portanto, remete muito mais à verdadeira batalha empreendida pelo protagonista com fantasmas do passado que voltaram a assolar o país do que com as possíveis proezas que ele conseguirá realizar.
“Sem me despedir de Kafka, Saramago ou Márquez, sou leitor inveterado de Philip Roth (“Homem Comum”, “O complexo de Portnoy”), de J. M. Coetzee (“Homem Lento”, “Desonra”), de Ian McEwan (“Solar”, “Enclausurado”), e de Roberto Bolaño (“2666, Os detetives selvagens”), e penso que o título de meu livro, e até mesmo seu protagonista, Antônio Pilhares, um senhor que de tanto ter os sonhos destruídos fez-se verdadeiro cínico, reforce esse meu gosto literário, dentro daquele dialogismo do qual nos informa Bakhtin.”
Quer comprar O Homem Extraordinário
https://homem-extraordinario.11editora.com.br/
SERVIÇO:
LANÇAMENTO O HOMEM EXTRAORDINÁRIO – Carlos Eduardo Monte
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS COM O AUTOR
DATA – 08/12/23
HORÁRIO – 19:30h
LOCAL – Espaço União Rua Edgard Ferraz, 547 – Jaú-SP