O Carnaval, festa mais conhecida do Brasil, começa oficialmente na sexta-feira, 09/02, mas blocos têm ocupado as ruas de várias cidades do Brasil desde o fim de janeiro, e o que mais se fala, são nos furtos e golpes executados em meio a folia. Do golpe da maquininha ao comprar uma cerveja a falsas promoções de ofertas voltadas para a festa. Neste artigo, darei várias dicas para você consumidor curtir a folia sem dor de cabeça.
Um golpe que ocorre muito em meio à multidão é o Golpe da Maquininha, onde o criminoso, se passando por vendedor de cerveja, informa que o visor da máquina está com problemas, e acaba passando um valor muito maior do que o informado.
É muito importante que antes de ir para qualquer evento, se recomenda diminuir o limite de seu cartão para evitar retirada de grandes quantidades em dinheiro. Nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento, e que a sua senha não esteja visível para outras pessoas ao redor. Desconfie se o vendedor falar que precisa passar o cartão novamente, verifique também se o cartão devolvido é realmente o seu. Com relação ao celular mantenha sempre protegido, com o bloqueio de tela inicial, biometria facial e/ou digital para acessar o celular e os aplicativos ativados.
CAI EM UM GOLPE, E AGORA?
Não se desespere, verificou que foi vitima de golpe e retiraram valor de sua conta, entre em contato imediatamente com o seu Banco e peça o MED (Mecanismo Especial de Devolução), se possível entre em contato com o Banco Recebedor e peça para que o valor seja bloqueado, e o mais importante, faça um boletim da ocorrência.
Fazendo todos estes procedimentos é 70% de chance de reaver o seu dinheiro de volta.
Caso mesmo realizando todos estes passo a passo o estorno não for realizado pelo Banco, saiba que é possível ainda pedir a devolução por meio de Ação Judicial com Pedido de Danos Morais na Justiça!