Aproveite a folia e se proteja dos golpes

Antes mesmo do início oficial, golpes já agitam o Carnaval; saiba como se proteger e aproveitar a festa sem dores de cabeça

O Carnaval, festa mais conhecida do Brasil, começa oficialmente na sexta-feira, 09/02, mas blocos têm ocupado as ruas de várias cidades do Brasil desde o fim de janeiro, e o que mais se fala, são nos furtos e golpes executados em meio a folia. Do golpe da maquininha ao comprar uma cerveja a falsas promoções de ofertas voltadas para a festa. Neste artigo, darei várias dicas para você consumidor curtir a folia sem dor de cabeça.

Um golpe que ocorre muito em meio à multidão é o Golpe da Maquininha, onde o criminoso, se passando por vendedor de cerveja, informa que o visor da máquina está com problemas, e acaba passando um valor muito maior do que o informado.

É muito importante que antes de ir para qualquer evento, se recomenda diminuir o limite de seu cartão para evitar retirada de grandes quantidades em dinheiro. Nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento, e que a sua senha não esteja visível para outras pessoas ao redor. Desconfie se o vendedor falar que precisa passar o cartão novamente, verifique também se o cartão devolvido é realmente o seu. Com relação ao celular mantenha sempre protegido, com o bloqueio de tela inicial, biometria facial e/ou digital para acessar o celular e os aplicativos ativados.

CAI EM UM GOLPE, E AGORA?

Não se desespere, verificou que foi vitima de golpe e retiraram valor de sua conta, entre em contato imediatamente com o seu Banco e peça o MED (Mecanismo Especial de Devolução), se possível entre em contato com o Banco Recebedor e peça para que o valor seja bloqueado, e o mais importante, faça um boletim da ocorrência.
Fazendo todos estes procedimentos é 70% de chance de reaver o seu dinheiro de volta.

Caso mesmo realizando todos estes passo a passo o estorno não for realizado pelo Banco, saiba que é possível ainda pedir a devolução por meio de Ação Judicial com Pedido de Danos Morais na Justiça!

Compartilhe:

Maria Beatriz Forte Ambrosio

Maria Beatriz Forte Ambrosio

Maria Beatriz Forte Ambrosio é advogada e escreve periodicamente para o Jauclick. OAB/SP nº 416.109

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

XV de Jaú volta com vantagem de Americana

XV de Jaú vai a Americana e traz vantagem para Jaú

Galo saiu na frente na primeira etapa e tomou o empate nos acréscimos do segundo tempo. Jogo de volta será... (leia mais)
Frei-Galvao-jauclick

Procissão Fluvial em Honra ao Frei Galvão: Celebração Religiosa e Comunitária no Rio Tietê

Confira os detalhes do evento que ocorrerá no dia 04 de maio no Rio Tietê... (leia mais)
Ilustração WhatsApp - The Verge

Meta revoluciona o WhatsApp: Geração de imagens em tempo real com IA

Testemunhe a magia: Como a IA do Meta transforma texto em imagens no WhatsApp... (leia mais)