A Ativaz Produções está promovendo desde o dia 14 de outubro o projeto “A Magia do Stop Motion” no estúdio Bela Balela.
O projeto é uma exposição interativa que convida o público a explorar o universo do Stop Motion, técnica cinematográfica que dá vida a objetos através de fotografias sequenciais.
Com entrada gratuita, a iniciativa oferece uma semana repleta de atividades lúdicas e educativas, ocorrendo diariamente das 10h às 16h, no estúdio da produtora Bela Balela, localizado na Rua Dr. Alípio Prado, 182 – Jardim Nova Jaú.
A produção executiva é da Ativaz Produções e promovido pela Lei Paulo Gustavo de Jaú.
EXPOSIÇÃO
A exposição apresentará mais de 20 cenários e bonecos de filmes premiados da Bela Balela, garantindo uma experiência visual rica e envolvente para os visitantes.
Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de explorar práticas de criação em stop motion, modelagem de bonecos, direção audiovisual e dublagem. Os cenários e bonecos dos filmes “Zinho, o Filhote” e “3 Marias – Catador de Aranhas”, dirigidos por Ricardo Rodrigues, servirão como pano de fundo para essa imersão cinematográfica.

EXIBIÇÃO DOS FILMES MUNDO DE DIEGO E ZINHO O FILHOTE
No dia 18 de outubro, último dia do evento, serão realizadas duas sessões gratuitas dos filmes “O Mundo de Diego” e “Zinho, o Filhote”, às 9h e às 13h, abertas ao público.
Todas as exibições incluirão recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas, garantindo a inclusão de participantes com deficiência.
“O Mundo de Diego”, criado durante oficinas na APAE de Bariri, destacou-se em diversos festivais nacionais, conquistando prêmios importantes.
No Festival Internacional de Filme e Educação de 2023, foi reconhecido como Melhor Animação. No 16º Curta Taquary, também recebeu o mesmo prêmio. Além disso, no Festival de Cinema Amador Escolar “Abacaxi de Ouro” de 2023, foi laureado por Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, evidenciando sua qualidade artística e criatividade.
Zinho e o Filhote foi selecionado no 16 º Festival Taquary – Festival de Curta Metragens Nacionais e Internacionais realizado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.
O filme de curta-metragem foi exibido em escolas e espaços públicos da cidade e região, participou de festivais e foi distribuído nas redes sociais e canais específicos de áudio visual digital. O projeto “Zinho, o filhote” visou divulgar a importância da animação stop motion para o município de Jaú e região, instigando o interesse de novos participantes e ampliando a formação cultural.
Com a Produção Artística de Ricardo Fernandes, “Zinho, o filhote” teve potencial para se tornar uma iniciativa tradicional, promovendo o intercâmbio entre grupos culturais e expandindo a arte e a cultura para crianças e suas famílias.