Circuito Afica de Artes em Dois Córregos no sábado terá na sua programação vários artistas jauenses
O Criato de Tota Rozante e Giovana Catto abrem os trabalhos, a Caçambaria participará com oficinas de brinquedo e mediação da leitura da Biblioteca Eu Passarinho. O instrumentista Paulo Dadamus ministrará aulas de percussão e a Da Silva Samba Orchestra que tem o músico jauense Fabio Lopes no comando e outros músicos de Jaú e região apresenta clássicos do samba a partir das 17 horas.
Acompanhe na notícia toda a programação:
Circuito AFICA de Artes promove maratona artística na Praça do Coreto, reunindo atividades que prometem movimentar a cidade, no sábado dia 14 de junho das 10h às 21h, na Praça do Coreto, em Dois Córregos.
A iniciativa tem o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, que é uma política pública essencial para a manutenção da produção artística nos municípios brasileiros.
Em praça pública e no centro da cidade, a programação gratuita, promete agradar ao público de todas as idades e agitar a agenda cultural com atividades intensas e permeada de cores, sons e emoções, unindo música, circo, literatura, artes plásticas, oficinas e apresentações artísticas em uma grande movimentação cultural no espaço público. Um convite aberto à arte – e à comunidade.
Cortejo CriAto abre as 10h
A partir das 10h o dia se inicia com o Cortejo da Cia CriAto, formada por Tota Rozante e Giovana Catto, que vão circular a praça com música, palhaçaria e teatro, abrindo alas para a maratona de atrações.
No entorno do coreto, o público poderá prestigiar a Exposição de Artes Plásticas dos alunos da AFICA, ver de perto o talento local em telas vibrantes e expressivas, na sequencia o espetáculo musical infantil “O que será que tem?”, da premiada Companhia de Teatro e Música “Flor de Crejoá”, que une música e poesia de forma lúdica e interativa para os pequenos.
Ao longo do dia, oficinas e vivências envolvem o público: a Caçambaria traz uma oficina de criação de bonecos de madeira, estimulando a sustentabilidade e a criatividade das crianças. Já na sede da AFICA, o professor Leandro Ferreira conduz uma aula especial de canto para a melhor idade, enquanto na praça o experiente percussionista Paulo Dadamos oferece uma vivência musical inclusiva para todas as idades e corpos.
Enquanto isso, o DJ Renã Perez embala a tarde com repertório repleto de brasilidade e a Feira de Artesanato Regional movimenta a praça com moda, arte, bijuterias, nas mais diversas técnicas artesanais.
O incentivo à leitura também está presente com a mediação da Biblioteca “Eu, Passarinho”, que levará contação de histórias e um acervo literário infantil riquíssimo. A instalação cultural ficará disponível das 14h às 18h.
Da Silva às 17 horas
Das 17h às 19h, a Praça do Coreto vibra ao som da Orquestra Da Silva Samba, que homenageia grandes mestres do samba como Chico Buarque, Dona Ivone Lara e Adoniran Barbosa, com arranjos sofisticados, músicos experientes e um casal de bailarinos que vão dar show.
Na sequência, entra em cena o emblemático Senhor Poesia, personagem do artista Douglas Pedroso, que percorre a cidade com versos e encantamento, encerrando a noite com a apresentação do Show de Talentos Artistas da Cidade, com curadoria de Leandro Ferreira, ex-professor da casa e figura-chave na formação musical local.
Sobre a AFICA
A AFICA – Associação para o Fomento e Incentivo Cultural e Artístico de Dois Córregos – é uma organização sem fins lucrativos que, desde sua criação, atua como sementeira de arte e cultura no município. Seu espaço, localizado no centro da cidade, é destinado a formação cultural, integração de artistas, oficinas e pequenos eventos, promovendo o acesso democrático à arte e incentivando talentos locais.
- ️Data: 14 de junho
- Horário: das 10h às 21h
- Local: Praça do Coreto (Praça Major Carlos Neves), Dois Córregos/SP
- ️Evento gratuito