Domingo, dia 16/02, o Ponto de Cultura Afro Amukenguê traz várias atividades e manifestações artísticas.
A partir das 14 horas e com Entrada Gratuita, apresentações de capoeira, maculelê, roda de samba e samba de roda.
As apresentações serão comandados pelo Bloco Afro Amukenguê.
A festa ainda terá artesanato e culinária.
A sede do Amukenguê fica no Jardim América.
No domingo, também será distribuído gibis “Olhando para o Futuro, nossas raízes devem crescer”, história de iniciativa da Associação Amukenguê e desenhado pelo cartunista Pedro Luiz Bueno.
Lançamento videoclipe – Dança da Zebra
O evento ainda terá o lançamento do videoclipe “Dança da Zebra”. A produção foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo Municipal e será disponibilizada nas redes sociais da Associação.
Acompanhe a descrição do clipe:
Dança da Zebra” é a capoeira.
Mas afinal, capoeira é uma luta ou uma dança? Os dois!
Assim como o berimbau é um arco disfarçado de instrumento, a capoeira é uma luta criada pelos escravos, disfarçada de dança para evitar problemas com os senhores do engenho.
Ela tem como base o Nigoru, uma espécie de jogo africano onde jovens dançavam imitando a luta de animais, como a das Zebras.
Daí vem nome da música do grupo de capoeira Amukenguê, os “Bravos Guerreiros”.
O videoclipe de “Dança da Zebra” ilustra essa trajetória da capoeira e a energia de quem à pratica. Luta, resistência, alegria e arte.