De uns tempos para cá eu acabei percebendo que andava mais estressado do que eu sempre fui, até por que, sempre me considerei uma pessoa extremamente calma. Mas fui ficando mais velhos, menos paciente e com mais responsabilidades e naturalmente tive que procurar ajuda. Hoje me sinto melhor e acho que o pessoal dos filmes que citarei abaixo também deveria.
Apesar que em muitos desses filmes é que eles se passam em um mesmo dia ou até em curtos períodos de tempo, ficando mais difícil uma ajuda, mas é tempo suficiente para fazer alguma burrada.
E para começar, um sucesso da antiga Tela Quente, nem sei se ainda existe essa sessão da tv aberta das segundas, mas foi por aí que assisti pela primeira vez “Um Dia de Fúria”, onde o personagem vivido por Michael Douglas toca o terror pela cidade. O combo para o estresse do nosso amigo é perfeito, já que está em um trânsito caótico, com seu carro quebrado, no calor de Los Angeles, desempregado e no meio de um processo de divórcio. Pronto, qual ser humano poderia aturar tudo isso sem explodir? Obviamente que jamais aprovaria as atitudes do cara, que vai deixando um rastro de sangue, caos e morte por onde passa.
E é aquela coisa, nada não esteja tão ruim que não possa piorar e pior do que está, irá ficar. Quer um motivo para ficar estressado?
Esse filme não está disponível em nenhum streaming, mas por favor, não coloquem fogo na cidade por isso, você encontra ele na Shock Vídeo Café.
Ainda focando no caos proporcionado pelo trânsito das grandes cidades (e pequenas também, já que até em Jaú é fácil perder a boa pelas ruas), “Fora de Controle” é um filme que vi em seu lançamento e revi com maior gosto para escrever esse texto. O conflito é entre um advogado vivido pelo chato Bem Affleck e um vendedor de seguros interpretado por Samuel L. Jackson. Um pequeno deslize nas ruas de Nova York é o suficiente para um efeito dominó de caos, raiva e retaliação.
O problema do trânsito nem é estar errado, mas não assumir o erro ou diminuir a situação. O advogado usa de sua influência e dinheiro para ferrar com o vendedor, que por sua vez tem algo que o ad vogado quer para se livrar da prisão. Assim como nosso colega de “Um dia de Fúria”, o personagem de Samuel L. Jackson também está vivendo um período de instabilidade no seu casamento, além de lutar contra o alcoolismo. Já o personagem de Ben Affleck está pressionado pelos sócios de seu escritório de advocacia em conseguir manter um contrato milionário.
Nenhum dos protagonistas são inocentes. São adultos e responsáveis por suas atitudes, mas será que conseguirão tirar lições de suas ações? Confiram aí nesse belo e tenso filme.
Disponível em: Shock Vídeo Café e Netflix.
Vamos continuar com o tema trânsito, não só isso, uma pessoa que trabalha no trânsito como um paramédico de uma ambulância no turno da noite em Nova York. Essa é a premissa de “Vivendo no Limite” filme de Martin Scorcese com Nicolas Cage como protagonista. Sim, nessa época Cage fazia filmes que prestavam. Inclusive, segundo a opinião do próprio ator, esse é um dos melhores filmes que ele já estrelou. Devida a rotina exaustiva, Frank Pierce já não consegue dormir e começa ter visões de seus pacientes que não conseguiu salvar.
Não estamos falando de um filme de terror ou um drama sobrenatural, mas apenas das consequências do estresse do nosso protagonista. O filme reúne a dupla Martins Scorcese na direção e de Paul Schrader no roteiro, que também estiveram a frente do espetacular “Táxi Driver” com Robert De Niro, top 5 na minha lista de melhores filmes de todos os tempos.
E os protagonistas dos dois filmes acabam tendo semelhanças, pois são pessoas deprimidas, angustiadas e solitárias vivendo em uma realidade chocante inerentes de suas profissões. Um dos menores filmes de Scorcese, que foi um fracasso nas bilheterias americanas em sua estreia, mas que merece ser visto.
Disponível em: Acervo próprio, inclusive, tenho esse filme em DVD e também em VHS, o único da minha coleção e Disney+.
Agora vamos mudar um pouco a ambientação dos nossos personagens estressados e sair do trânsito para o bar de uma pequena e pacata cidade norte americana. Aí você me pergunta, como alguém poderia se estressar em um ambiente assim? Pois é, na verdade o filme nem é sobre alguém estressado, mas sobre a ação violenta em um momento de estresse. Em “Marcas da Violência” de David Cronemberg, acompanhamos a rotina de Tom Stall vivido por Viggo Mortensen. Ele trabalha em um bar que tem a tranquilidade habitual interrompida por um assalto e em uma atitude heroica, salva seus clientes matando os dois assaltantes.
O que parecia ser uma reação impulsiva, determinado pela situação do momento, chama a atenção de alguns figurões estranhos que perceberam que a habilidade em que Tom mostrou em seu estilo e instinto assassino não poderia se tratar de algo vindo de um simples atendente de bar. E é aí o que o passado bate na porta do presente de Tom e que a história se desenrola de maneiro excepcional. Além do sempre competente Mortensen, o filme ainda traz uma estonteante Maria Bello e um assustador e caricato Ed Harris, curto demais esse cara!
Disponível em: Shock Vídeo Café e Acervo Próprio.
Agora o que será mudada é a maneira de assistir essa próxima indicação, já que estamos diante de uma obra bem diferente do habitual. “Relatos Selvagens” é um filme argentino que reúne 6 estórias diferentes sem conexão uma com a outra, com exceção do fato de que todos os protagonistas ou coadjuvantes dos contos acabam sofrendo com ataques de raiva proporcionado por estresse. Segue um resumo breve das 6 histórias: a primeira e mais curta é sobre pessoas fazendo uma viagem de avião que descobrem da pior maneira o motivo da coincidência de estarem todos ali, uma atendente de lanchonete que tem algo a acertar com um cliente que acaba de chegar, um playboy que atropela uma mulher grávida (esse é o melhor dos contos), uma briga de trânsito com dois manés que acaba de maneira muito engraçada, um engenheiro que tem o carro guinchado, uma noiva que descobre algo não tão legal em sua festa de casamento.
Acho que a ordens dos contos não é essa, mas isso é indiferente, a ordem dos fatores não irá alterar o resultado que é de um filme espetacular.
Disponível em: Shock Vídeo Café, Acero Próprio e MAX.
Então é isso, não seja como o povo dos filmes citados. Tente relaxar e assistir um bom filme, mesmo que seja com pessoas estressas, irá te ajudar relaxar.
Divirtam-se!
Boa sessão e até a próxima!