Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

Escoliose: A importância de detectar cedo o problema

Quanto mais cedo tratado, maiores as chances de correção

escoliose-imagem-003A escoliose é uma das patologias mais comuns em uma clínica de fisioterapia.

Por definição esta patologia é um desvio lateral da coluna acompanhado da rotação dos pontos vertebrais e toda a vértebra podendo ser observada ao olharmos a coluna vertebral de frente.

No início, a escoliose raramente envolve dor assim, muitas vezes pode passar despercebida.

Dra. SIRLEI MORELLI SACCARDO - CREFITO: 3/17655F Dra. MIRELLE DE MORAES CAPARROZ MACHADO - CREFITO:3/29097F Dr. CARLOS EDUARDO PENGO MACHADO - CREFITO:3/30794F
Dra. SIRLEI MORELLI SACCARDO – CREFITO: 3/17655F
Dra. MIRELLE DE MORAES CAPARROZ MACHADO – CREFITO:3/29097F
Dr. CARLOS EDUARDO PENGO MACHADO – CREFITO:3/30794F

As curvas patológicas se apresentam em franco desenvolvimento e agravamento durante os surtos de crescimento dos jovens (estirões). Assim o diagnóstico precoce é de extrema importância, portanto os pais e professores devem estar atentos à postura da criança. Devemos observar a criança/adolescente de frente e de costas e verificar se existe diferença na altura dos ombros e na cintura o que pode ser um sinal de escoliose.

A progressão da escoliose afeta gravemente a qualidade de vida do seu portador, causando deformidades em costelas, caixa torácica, cintura escapular e pélvica.

É na fase de crescimento que devemos dar total atenção, pois é nela que se garante resultados no tratamento. Portanto fiquemos atentos as nossas crianças e meninas particularmente que apresentam fase de crescimento mais curta que os meninos. O ideal é que se procure um fisioterapeuta antes da menstruação para avaliar e tratar a escoliose. Nos meninos temos toda a fase de crescimento que vai até os 18 anos, mas se detectada antes do estirão, melhor!

Geralmente, a escoliose acomete meninas com frequência de 5 a 8 vezes maior do que meninos.

O problema não tem causa conhecida e aparece em crianças saudáveis, causando alterações físicas evidentes.

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *