RÁPIDAS E RASTEIRAS DO BLOG – Edição nº5

Notícias Culturais de Jahu

Circênico Saltimbancos – Caçambaria – Vejau Rock ´n GOl 20 anos – Som ao vivo em Bares e Casas – Virada Virtual Literocupa – Novos Escritores (Kleber e Hector) - Niede O Filme – Chiquinho Brandão – Autora de Sinhá Moça é jauense

FESTIVAL CIRCÊNICO – OS SALTIMBANCOS

O Circênico prepara seu festival anual. O tema deste ano são os Saltimbancos!

O festival será do dia 30/10 até 28/11 de novembro no Parque do Rio Jahu.  Todos os dias serão as 19 horas com público restrito a 100 pessoas.  Na venda de cada ingresso, outro será doado às crianças e famílias de baixa renda. 

Se liga post e no vídeo com as informações:

O Circênico surgiu em 2004 com o objetivo de possibilitar às pessoas o fazer artístico e reuniu assim artistas de diferentes grupos com diversas experiências. A partir daí iniciou-se um trabalho de treinamento, pesquisa e produção referentes às artes cênicas. Além de produzir apresentações artísticas, a entidade administra um espaço onde é responsável por oficinas ligadas à arte.  O Circênico trabalha unindo três segmentos: pesquisa e produção em arte e educação, inclusão sociocultural e responsabilidade social. Em outubro tem post individual contando falando sobre detalhes do Festival!

CAÇAMBARIA #EUPASSARINHO

O projeto #Eu Passarinho da Caçambaria é finalista do Coletivo Natural. O projeto de Feira Cultural é a realização de feiras de artesanato e economia criativa, apresentações musicais e a criação de uma Biblioteca Comunitária no espaço localizado na Vila Nova.
A Caçambaria já transformou longos desses anos mais de 60 toneladas de resíduos sólidos em móveis e peças de decoração artesanais é capitaneada pela Carolina Panini, Secretário de Cultura e Turismo de 2018 a 2020.

Para ajudar na realização do projeto em Jaú, basta entrar no link e colocar @Caçambaria projeto #EuPassarinho.

Clique aqui e vote no projeto

VEJAU ROCK ´N GOL 20 ANOS

O Blog está em fase de preparação de um post comemorativo dos 20 anos do primeiro Vejau Rock ´n Gol.

Todas as férias de janeiro e julho acontecia o Vejau Rock ´n Gol. A regra era “Quem perde vai para o palco”. Houve edição com mais de 30 bandas da cidade. Tinha fase de grupos, mata-mata. Já teve até critério de desempate com embaixadinha. Eita tempo bão! Vejau era massa demais. No Rock ´n Gol, foi a última vez que fiz um gol profissionalmente! Silêncio…

SOM AO VIVO NOS BARES E CASAS NOTURNAS

Fazendo a agenda do Jauclick, com a flexibilização do Governo Municipal  e melhor dos casos da pandemia na cidade, os bares e casas estão investindo de novo no som ao vivo.

Fica ligado na agenda do Jauclick que você acompanha toda a programação do Barban, Jimmi, Divino Boteco, Omega Lounge, Grevillea Arena Lounge, River Side, Cravo & Canela, Seu Armando Botequim, Heir Beer, entre outros…

Clica no link para acompanhar a agenda e lá embaixo tem um formulário para você colocar o seu evento.

https://jauclick.com/agenda/

VIRADA VIRTUAL LITEROCUPA

O Literocupa, coletivo de poesia da cidade, completa 5 anos de existência este ano.

Para isto, o Coletivo prepara três dias de evento online, confira abaixo. Informações retiradas do próprio facebook do Literocupa:

*Na sexta, dia 17/09, tem a Roda de Conversa “A Leitura como ferramenta de transformação social: Bibliotecas em espaços de restrição e privação de liberdade”, com: Cátia Lindemann, presidenta da Comissão Nacional de Bibliotecas Prisionais, e o Antônio Vendrame Filho, proprietário da Casa Vamos Ler. A mediação será feita pela Tamires Frasson, educadora e idealizadora do Coletivo.

*No sábado, dia 18/09, às 17h, vai rolar o  sarau “A Poesia Salva”, com poetxs convidadxs, e será pelo Google Meet, transmitido em nossa página do facebook. Caso queira participar do Sarau, entre em contato  inbox ou pelo whatsapp (14) 99609-7344, que disponibilizamos o link para participação.

*E no domingo, dia 19/09, para encerrar as comemorações, é a nossa live musical! A partir das 16h estaremos ao vivo no Facebook, diretamente do palco do Vitrolê Cultural, com apresentações dos músicos: Muringa, Rabelo, Petrilli, Lucas Marangoni e Adriano Milani.

Há quinze dias, fizemos uma entrevista com a idealizadora do Literocupa, Tamires Frasson.

Confira aqui

NOVOS ESCRITORES DE JAU – KLEBER E HECTOR

Acompanhando a internet, pipocando novos escritores na cidade. Uma nova geração lançando livros.

Como noticiado pelo Jauclick, Kleber Amaral lançou seu livro segunda-feira o Pensamentos que não calam

Em agosto, o arquiteto Hector Leandronic lançou o livro A Batalha do Monte Dourado.  O livro é livremente inspirado na música do Guns ´N Roses – “Aint it Fun” e livros de faroeste.

“Uma família conhecida por fazer bebidas ilegais, descobre ouro nas margens de um rio próximo a cidade de Monte Dourado. Mas não muito longe dali, vive também uma tribo indígena que cuida do local e impede que a família garimpe. No meio desse impasse, uma gangue de ladrões de trem chega a cidade para causar mais problemas e meter o dedo nesse ouro, forçando (ou não) uma aliança entre os lados. E claro, para não faltar, um romance proibido nasce no meio dessa luta toda.” (Trecho retirado da matéria sobre o livro no site Solutudo).

Quem quiser adquirir o livro, clique aqui

NIEDE – O FILME ESTRÉIA NA CHINA

O filme Niède – documentário sobre a jornada da arqueóloga jauense Niède Guidon – teve sua estreia internacional no 9 Beijing International Scientific Film Festival no começo de setembro. O filme também será apresentado em escolas, museus, universidades da China.

O documentário é um longa metragem sobre a jornada da arqueóloga que revelou ao mundo as pinturas rupestres do Sul do Piauí e determinou mudanças fundamentais na história da chegada do homem ao continente americano.  Niede Guidon nasceu em Jaú no ano de 1.933.

Daquele leque de ilustres jauenses que a maioria das pessoas não sabem que são daqui como Hilda Hilst, David Nasser e mais dois que estão aí abaixo…

FALANDO EM JAUENSE ILUSTRE – CHIQUINHO BRANDÃO

Passou despercebido, mas em 2021, faz 30 anos que o jauense Chiquinho Brandão morreu.

Chiquinho nasceu também em Jaú e mudou para o Rio de Janeiro na adolescência.

Foi o Professor Parapopó no Bambalalão e trabalhou em produções da Globo como Top Model, Bebe a Bordo, Riacho Doce, Sorriso do Lagarto.

A carreira inteira dele e as raízes com Jaú foram repassadas aqui nesse post no antigo blog: CLIQUE AQUI

AUTORA DE SINHÁ MOÇA É JAUENSE

Acabei de descobrir através do facebook do Vicente Bié que a autora Maria Camila Dezonne Pacheco de Oliveira Fernandes do romance Sinhá Moça é jauense. Deu até vergonha de não saber disso antes. Relaxo total.

Acompanhe o post do Bié na íntegra:

JAHU E A AVANT PREMIÈRE DE “SINHÁ MOÇA”

“Sinhá Moça” é o título de um romance brasileiro escrito em 1949, tendo sua primeira edição publicada em 1950.

A autora desta obra, Maria Camila Dezonne Pacheco de Oliveira Fernandes, nasceu no Jahu em 18 de dezembro de 1910. Dona Mariazinha foi fazendeira, poeta, romancista e jornalista. Com três anos de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou até completar o curso colegial no Colégio Silvio Leite. Aos 19 mudou-se para São Paulo. Depois de Casada, além de São Paulo, residiu nas cidades do Recife, de Porto Alegre e, a partir de 1969, em Campinas, vindo a falecer na Capital paulista em março de 1998.

Dona Mariazinha contou que, uma vez, um de seus professores do Colegial a elogiou por escrever muito bem, mas a advertiu que não seguisse a carreira de escritora porque no Brasil só se dava valor para Letras de Câmbio. Todavia, ela não levou em conta este conselho, vindo posteriormente a escrever quatro romances e inúmeras crônicas em jornais de São Paulo, Santos, Porto Alegre e Campinas.

Segundo Dona Mariazinha, “Sinhá Moça” foi o primeiro romance brasileiro que tratou da escravidão e da abolição no país.

Com a estreia, em 1940, do filme “Gone with the Wind” (“E o Vento Levou”, em Português) nas milhares de salas de cinema dos E.U.A., vencedor de oito prêmios no Oscar do mesmo ano, o fundador e diretor-presidente da empresa paulista, Companhia Cinematográfica Vera Cruz, o italiano Franco Zampari, fiou-se na ideia de filmar uma história sobre a escravatura no Brasil à moda de Hollywood, indo à procura de uma obra literária à altura. Logo encontrou Sinhá Moça. Por conseguinte, um time de respeito foi formado, a começar pelos roteiristas e co-roteiristas, a saber: Guilherme de Almeida, Oswaldo Sampaio, Tom Payne, além da autora do livro, a nossa querida jahuense Maria Dezonne Pacheco Fernandes.

A direção da película coube ao argentino, Tom Payne, que aos 16 anos passou a viver na Inglaterra, onde estudou cinema. Foi trazido ao Brasil pelo cineasta carioca Alberto de Almeida Cavalcanti. Para cameraman e a direção de fotografia foram respectivamente escolhidos os britânicos Jack Lowin e Ray Sturgess, este último integrante da fita “Hamlet”, estrelada por Lawrence Olivier, a primeira britânica a ganhar o Oscar. A Produção ficou a cargo de Edgar Baptista Pereira, a cenografia ficou por incumbência de João Maria dos Santos e a trilha sonora por conta do músico, regente e compositor ítalo paulistano Francisco Mignone.

As filmagens do longa-metragem “Sinhá Moça” tiveram início, em 1952, numa chácara em São Paulo e numa fazenda próxima à cidade paulista de Salto. Em maio de 1953, Jahu foi a cidade escolhida para a Avant Première do filme no Brasil, com a presença, no Cine Jaú, de vários dos principais atores: Anselmo Duarte, Ruth de Souza, Marisa Prado, Lima Neto, Virgínia Ferreira de Camargo e a protagonista Eliane Lage, então esposa de Tom Payne, nascida em Paris e trazida pequenina ao Brasil pelo pai brasileiro e mãe britânica.

Houve ainda duas adaptações para telenovelas da Rede Globo, uma, de 1986 (com Lucélia Santos, Marcos Paulo e Rubens de Falco), e um remake em 2006 (com Débora Falabella, Osmar Prado, Zezé Motta, entre outros).

Em 1954, o filme ganhou uma sequência de prêmios internacionais, sendo os mais destacados o Leão de Bronze no Festival Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza, o Urso de Prata no Festival de Berlim e o Melhor Filme pelo tema social no Festival de Havana.]

Até o próximo Rápidas e Rasteiras!!

Compartilhe:

Wilson Moraes

Wilson Moraes

Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Rápidas-e-Rasteiras

Edição 5: Rápidas e Rasteiras

Notícias Culturais de Jahu... (leia mais)
Grandes Filmes, Grandes Finais O Sexto sentido

Grandes filmes, grandes finais

No texto da vez do André Denadai, grandes filmes com grandes finais... uma recomendação recheada de surpresas e finais dos... (leia mais)
mgm-logo-chamada

Amazon compra MGM

A maior aquisição de entretenimento da gigante do comércio eletrônico até agora. Amazon compra MGM... (leia mais)