Blog do Moraes – Saber Viver e Liberdade – De Dona Vania a Ary Fontoura

Saber Viver e Liberdade – De Dona Vania a Ary Fontoura

Domingo, dando uma sapeada no facebook e no perfil da amiga Alicinha Monterosso, que exatamente no dia 03 de abril  a  Vania Cerqueira Leite, a Dona Vania da Fundação, completou 90 anos de idade.

No post de homenagem da Alicinha,  ela cita que Dona Vania em algum dos cartões de aniversário que ela sempre a mandava, ela discorria sobre a importância do desenvolver o SABER SER “o gosto pelo que faz, o respeito pelo outro, o senso de justiça e a solidariedade para com o próximo. Na vida, os bens não são dádivas, são construções pessoais”.

Dona Vania foi nossa diretora na Fundação da 5ª a 8ª série. Ela era brava, mas que no decorrer dos anos fomos percebendo que na verdade era uma braveza coberta de preocupação, zelo e cuidado conosco.

E como é de conhecimento por aqui, desde 12 junho de 2.020 estou em um tratamento oncológico.  De lá prá cá, foram 27 sessões de quimioterapia, duas cirurgias no intestino, uma no fígado e meu… vários vários vários exames. O bicho pegou para o meu lado. Mas está dando certo. E desde junho de 2.020, para o andamento do tratamento eu estou com uma bolsa de ileostomia (a irmã da bolsa de colostomia).

 

E na verdade, quando me contaram que eu estava com um tumor, eu tinha certeza que  a Santa Casa que foi a primeira cirurgia e o Hospital Amaral Carvalho, onde iria fazer o tratamento,  ia dar conta. Eu sabia que os  profissionais da cidade de saúde iriam dar  conta total do recado. Aí pensei comigo “Preciso ir para cima”. Não tinha escapatória. A minha cabeça teria que traçar o caminho do tratamento.

E de junho para cá, junto com a cabeça,  as relações pessoais foram importantíssimas. Bate muito com o conceito do SABER SER da Dona Vania. O tratamento humanitário da Santa Casa, do Amaral Carvalho e como minha família, amigos e amigas foram solidários e prestativos. As relações pessoais  foram  preponderantes.

E assistindo o programa Que História é Essa é Porchat, no domingo também, na parte final, outro nonagenário, Ary Fontoura (89 anos),  foi perguntado para ele qual a palavra que ele mais prefere falar. Ele disse – LIBERDADE.

E no dia 07 de abril, quinta feira próxima marcada mais uma cirurgia, quem sabe a última. Na verdade é uma cirurgia de reversão da bolsa de ileostomia.

Quem acompanha o meu tratamento sabe o quanto eu sofro com essa bolsa. É claro que ela tem a sua serventia clínica para o tratamento,  mas ela me privou de muita coisa neste ano e retirá-la ou reverte-la é a volta da liberdade e da proximidade de vida normal mesmo que ainda tenha que fazer algum procedimento.

Dia 07 de abril  tem chance de ser um dos dias mais importantes da minha vida – dia do retorno da minha Liberdade. Viva Dona Vania ! Viva Ary Fontoura!

E com os conhecimentos desses noventãos partimos para mais uma luta. Que Deus nos dê discernimento, coragem e tranquilidade para  encarar mais esta parte!!

 

 

Compartilhe:

Wilson Moraes

Wilson Moraes

Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Selo-Brasil-30-anos

Selo Brasil 30 anos

Blog fala detalhes do show de 30 anos do Jimi´s na sexta e um histórico da banda!... (leia mais)
spaceman01

Jogo Rápido - Banda Spaceman

Mais uma edição do Jogo Rápido no Blog do Moraes. A banda Spaceman faz sua estréia esta semana e são... (leia mais)
therty03

Blog do Moraes - Alexandre, o Thirty

Relembre a trajetória e legado do músico jauense Alexandre Thirty em homenagem especial do Blog do Moraes... (leia mais)