Jauclick Notícias de Jaú e Região

BLOG DO MORAES

Blog do Moraes – Saber Viver e Liberdade – De Dona Vania a Ary Fontoura

Saber Viver e Liberdade – De Dona Vania a Ary Fontoura

Domingo, dando uma sapeada no facebook e no perfil da amiga Alicinha Monterosso, que exatamente no dia 03 de abril  a  Vania Cerqueira Leite, a Dona Vania da Fundação, completou 90 anos de idade.

No post de homenagem da Alicinha,  ela cita que Dona Vania em algum dos cartões de aniversário que ela sempre a mandava, ela discorria sobre a importância do desenvolver o SABER SER “o gosto pelo que faz, o respeito pelo outro, o senso de justiça e a solidariedade para com o próximo. Na vida, os bens não são dádivas, são construções pessoais”.

Dona Vania foi nossa diretora na Fundação da 5ª a 8ª série. Ela era brava, mas que no decorrer dos anos fomos percebendo que na verdade era uma braveza coberta de preocupação, zelo e cuidado conosco.

E como é de conhecimento por aqui, desde 12 junho de 2.020 estou em um tratamento oncológico.  De lá prá cá, foram 27 sessões de quimioterapia, duas cirurgias no intestino, uma no fígado e meu… vários vários vários exames. O bicho pegou para o meu lado. Mas está dando certo. E desde junho de 2.020, para o andamento do tratamento eu estou com uma bolsa de ileostomia (a irmã da bolsa de colostomia).

 

E na verdade, quando me contaram que eu estava com um tumor, eu tinha certeza que  a Santa Casa que foi a primeira cirurgia e o Hospital Amaral Carvalho, onde iria fazer o tratamento,  ia dar conta. Eu sabia que os  profissionais da cidade de saúde iriam dar  conta total do recado. Aí pensei comigo “Preciso ir para cima”. Não tinha escapatória. A minha cabeça teria que traçar o caminho do tratamento.

E de junho para cá, junto com a cabeça,  as relações pessoais foram importantíssimas. Bate muito com o conceito do SABER SER da Dona Vania. O tratamento humanitário da Santa Casa, do Amaral Carvalho e como minha família, amigos e amigas foram solidários e prestativos. As relações pessoais  foram  preponderantes.

E assistindo o programa Que História é Essa é Porchat, no domingo também, na parte final, outro nonagenário, Ary Fontoura (89 anos),  foi perguntado para ele qual a palavra que ele mais prefere falar. Ele disse – LIBERDADE.

E no dia 07 de abril, quinta feira próxima marcada mais uma cirurgia, quem sabe a última. Na verdade é uma cirurgia de reversão da bolsa de ileostomia.

Quem acompanha o meu tratamento sabe o quanto eu sofro com essa bolsa. É claro que ela tem a sua serventia clínica para o tratamento,  mas ela me privou de muita coisa neste ano e retirá-la ou reverte-la é a volta da liberdade e da proximidade de vida normal mesmo que ainda tenha que fazer algum procedimento.

Dia 07 de abril  tem chance de ser um dos dias mais importantes da minha vida – dia do retorno da minha Liberdade. Viva Dona Vania ! Viva Ary Fontoura!

E com os conhecimentos desses noventãos partimos para mais uma luta. Que Deus nos dê discernimento, coragem e tranquilidade para  encarar mais esta parte!!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agenda
sabadobarça

Peter Fernandes

Barça Bar

sabadosofia

Ney Moraes

Sofia Bar

domingo25clubedorock

Clube do Rock

Clube da Bola

domingocravo

Matheus Silva + D.J. Cesar

Cravo e Canela

domingojimis

Dona Encrenka

Jimi´s