Cine Denadai

Cine Denadai: Bolão do Oscar 2024

Adnré Denadai: Bolão Cinéfilo - Palpites Afetuosos, Apostas sem Grana (claro), e Muita Paixão pelo Cinema! 🍿✨

Fiz esse texto baseado numa das coisas mais legais que envolvem a Copa do Mundo de futebol, os bolões!

A brincadeira é simples. Chama a galera, coloca os resultados num papel, numa planilha ou site, aposta uma grana e seja o que Deus quiser… Mas esse bolão é um pouco diferente, não haverá grana, ainda bem, já que assim como nos bolões da Copa, não consigo ir muito bem em bolões do Oscar.

Obviamente que não vi tudo o que está indicado, assim que muitas categorias eu não tenho o mínimo embasamento técnico para achar quem é melhor ou pior. Para expor esses resultados vou basear na minha opinião no que já assisti, no que leio e no que entendo do assunto. E logo após a cerimônia que será realizada em março, trarei um feedback sobre o quanto acertei e errei. Bora lá!

O Oscar tem 23 categorias, e vamos começar com a mais importante delas, na verdade, separei em 9 categorias principais que tenho uma ideia do que possa rolar e outras que é puro chute!

Começamos então com o prêmio máximo da noite. O Oscar de melhor filme esse ano irá para “Oppenheimer”, digo isso, já que a obra anda ganhando a maioria dos prêmios nos festivais que precedem o Oscar e isso é um grande prognóstico do que está por vir.

Seu principal concorrente será “Assassinos da Lua das Flores”, que para esse que vos escreve, deveria ser o vencedor. Mas aí o coração fala mais alto e obviamente que eu não voto no Oscar. Sempre que Martin Scorcese concorrer para melhor filme ou diretor, deixarei minha torcida para ele. Mas, repetindo o Oscar irá para “Oppenheimer”

Assim como melhor filme, o prêmio de direção irá para “Oppenheimer” e Chistopher Nolan será laureado com a estatueta. Mais uma vez, seu maior concorrente é Martin Scorcese, que tem lá suas chances. Scorcese é um cara querido no meio da indústria cinematográfica e está em seus últimos filmes.

Isso pesa na hora da galera votar. Ou seja, duas direções impecáveis que brigarão voto a voto para o Oscar. Meu preferido é Scorcese, mas aposto em Nolan.

A categoria de roteiro se divide em duas, os originais e os adaptados. Basicamente, os originais não partem de um ponto de partida de uma história já registrada através de um livro, uma peça de teatro, uma música, um outro filme, um quadro ou até uma boneca…já os adaptados, partem dessa premissa já estabelecida.

Acho que nas duas categorias não haverá surpresa. Em Roteiro Original teremos “Anatomia de uma Queda”, por se tratar de um dos melhores filmes do ano, mas sem grandes chances na categoria principal da noite e em Roteiro Adaptado, teremos mais uma vez “Oppenheimer”, já que ele irá ganhar quase tudo que concorrerá.

Vamos para as categorias de atuação, vou começar com um breve comentário sobre a polêmica não indicação de Margot Robbie por “Barbie”. Essa categoria está extremamente concorrida. Das 5 indicações, 3 eu já assisti e todas estão melhores que Margot e são as melhores atuações das obras, incluindo os homens. Annette Bening em “Nyad”, Carrey Muligan em “Maestro” e Lily Gladstone em “Assassinos da Lua das Flores” podem sair com a estatueta. Assim como Emma Stone por “Pobres Criaturas” e Sandra Huller por “Anatomia de Uma Queda”.

Os festivais indicam uma premiação dividida entre Stone e Gladstone (os Stones são apenas coincidência), mas essa não escapa de “Assassino da Lua das Flores”. Já em atriz coadjuvante parece não haver muito segredo e a desconhecida Da’Vine Joy Randolph de “Os Rejeitados” anda papando tudo e levará essa também.

Já entre os homens, não parece termos muita disputa. Já que Leonardo DiCaprio foi ignorado nas indicações, o prêmio caiu no colo do ótimo Cillian Murphy por “Oppenheimer”. E em Ator Coadjuvante, Robert Downey Jr. Nos faz esquecer que ele já brigou com vilões no espaço sideral e nos presentei com uma atuação ímpar e de muita seriedade no mesmo “Oppenheimer”.
Uma das minhas categorias preferidas com certeza é a de Filme Internacional, que também já se chamou de Filme Estrangeiro.

Muita coisa boa sai daqui e ultimamente a Academia tem dado mais espaço para filmes internacionais nas diversas categorias. Para o filme concorrer nessa categoria ele tem que ser indicado em seu país, e para a surpresa de muitos, “Anatomia de Uma Queda” não foi a escolha francesa e “Vidas Passadas” não foi a japonesa. Acredito então que o Oscar irá ou para o espanhol “A Sociedade da Neve” ou o britânico “Zona de Interesse”. Já que esse último também concorre em Melhor Filme, minha escolha vai em “Zona de Interesse” do interessante diretor Jonathan Glazer.

Essa é uma categoria que já gostei mais, mas tem meu total respeito. Melhor Animação tem nos presenteado com obras maduras, sejam elas para crianças ou não. Para minha tristeza, o vencedor desse ano será “Homem Aranha: Através do Aranhaverso”. Tudo que tem “verso” no título e que esteja relacionado a universo de super-herói, eu não vou gostar. Por mim ganharia “O Menino e a Garça” de Hayao Miyazaki.

Bem a partir de agora é mais chute do que qualquer coisa. Antes, só queria enfatizar que, mesmo não vendo todos os filmes, esse ano está num ótimo nível. Seja quem for o grande vencedor da noite, com certeza irá apagar o desastre do ano passado ter “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” como campeão do Oscar 2023. Bora lá mais uma vez.

Melhor Trilha Original: “Oppenheimer”

Melhor Canção Original: “Barbie” concorre com duas músicas, então vou apostar em uma delas e vou de “What Was I Made For?”

Melhor Documentário: Tem um do Michael J. Fox que não está concorrendo, então vou chutar em “A Memória Infinita”

Melhor Design de Figurino: Vou de “Assassinos da Lua das Flores”

Melhor Maquiagem e Penteado: Vou de “Pobres Criaturas”

Melhor Design de Produção: Vou de Oppenheimer”

Melhor Som: Vou de “Oppenheimer”

Melhor Edição: Vou de “Assassinos da Lua das Flores”

Melhor Fotografia: Vou de “Assassinos da Lua das Flores”

Melhores Efeitos Visuais: Vou de “Godzilla Minus One” esse filme fez um barulho absurdo nos cinemas e gastou menos que o salário de muito atores e atrizes para ser produzido. Merece e isso há de ser considerado.

Melhor Curta: “The After” escolhi esse por que o nome é mais fácil de escrever e já estava levemente embriagado nessa parte do texto.

Melhor Curta Animado: “Letter To a Pig” se tem porco, tem minha confiança.

Melhor Documentário Curta: “Nǎi Nai and Wài Pó” belo nome. Não escrevi, só copiei e colei.

Pronto, legal essa experiência de escrever sobre o Oscar, apesar de não me basear mais somente nele para querer ver filmes, cresci gostando muito de ler sobre a premiação. Tem um lugar especial no meu coração de cinéfilo.

Boa sessão e até mais!

Compartilhe:

André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Cinema e Futebol Americano

Cinema e Futebol Americano

Superbowl acontece no domingo. E para dar uma aquecida no maior evento esportivo do mundo (quando falamos em alcance, transmissão... (leia mais)
carnaval02

Todo Carnaval tem seu fim?

Devaneios de carnavais passados e quase presentes.. ... (leia mais)
0114-likes-insta

Instagram pode voltar a mostrar a contagem de curtidas em posts

Opção poderá, segundo análise, ser mostrada pelos próprios autores das postagens na rede social... (leia mais)