Encontro de colecionadores de camisas de time reúne amantes do futebol em Mogi Guaçu

Primeiro encontro aconteceu em 2019 e foi retomado neste ano. Confira algumas fotos.

Mogi Guaçu foi a cidade escolhida para receber o “2 Encontro de colecionadores de camisas de clubes do estado de São Paulo”, o evento ocorreu no último sábado (19), no Centro Cultural de Mogi Guaçu e reuniu centenas de pessoas que passaram para prestigiar o evento. No total, cerca de 25 colecionadores de diferentes cidades levaram suas camisas para exposição.

Em um clima agradável de paz e confraternização, houve troca e venda de camisas e muitas conversas sobre a história de cada “manto”. Em entrevista ao programa Esporte em Marcha, da Rádio Jauense, Samir Gimenez, colecionador do Guaçuano e organizador do evento falou sobre o encontro. ”Um dia muito legal reunindo amigos para falar de camisas e futebol. Eu fico encantado com cada evento que a gente organiza a participa. O futebol do interior não tem sua história e memória preservada e ver jovens da nova geração encabeçando esse trabalho é muito bonito”.

Cada colecionador levou cerca de 20 camisas especiais para exposição e o XV de Jaú foi representado pelo jornalista Murilo Surian que separou algumas peças de seu acervo para expor no encontro. “Essa troca de experiências é muito interessante, ver as coleções de outros companheiros e compartilhar histórias e curiosidades nos anima para seguir em frente com a missão de preservar e contar a história do clube por meio de seus uniformes” pontua Surian.

O evento contou com uma grande praça de alimentação, food trucks com diversos tipos de alimentos e muitos moradores de Mogi Guaçu e região visitaram a exposição e puderam ver diversos itens raros como por exemplo a camisa do Guarani utilizada pelo goleiro Neneca após o título brasileiro de 1978, a medalha de Campeão Paulista de 2014 do Ituano (inclusive a bola utilizada na final contra o Santos), uma camisa do XV de Piracicaba utilizada uma única vez em uma excursão para a Itália na década de 90, uma das primeiras camisas da história do Taquaritinga, usada no final da década de 40, e diversos itens de vários clubes: Comercial, Mogi Mirim, União São João, Lemense, Guaçuano, Velo Clube, Pirassununguense, Internacional de Limeira, Paulista, Rio Branco, União Barbarense, Bandeirante, Santo André, São Caetano, entre outros.

Esse foi o segundo encontro realizado para colecionadores do interior de São Paulo, o primeiro ocorreu em 2019 na cidade de Araras, mas por conta da pandemia não tiveram outros eventos. A ideia dos organizadores é realizar ao menos um encontro ao ano, em diferentes cidades. O objetivo é divulgar o trabalho dos colecionadores e preservar as histórias dos clubes menores que muitas vezes estão longe dos holofotes da grande imprensa.

ÚLTIMAS DO DEBATE

ÚLTIMAS notícias

agenda jauclick

Seu Armando

Tom Brasil

20/05/2022 • 18:00

Armazém São Benedito

Cecéu e Marcos Munhoz

20/05/2022 • 19:00

Cinema Municipal

“O Velho Sábio – Manual Prático para vida” - João Castro

20/05/2022 • 19:30

Divino Boteco

Banda Enseada

20/05/2022 • 20:00

Omega Lounge

Grupo Sinhá

20/05/2022 • 20:00