Cine Denadai

Cinema e Futebol Americano

Superbowl acontece no domingo. E para dar uma aquecida no maior evento esportivo do mundo (quando falamos em alcance, transmissão e telespectadores), André trás uma lista de filmes relacionados ao esporte.

No domingo dia 12 de fevereiro acontecerá o Super Bowl, que nada mais é, que a final da NFL, principal liga de futebol americano. Até acredito que seja um dos principais eventos esportivos depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Uma noite onde os EUA e tantos outros países do mundo fixam seus olhos na tela. Um evento milionário com direito a um show da Rihanna no intervalo e vários trailers dos principais lançamentos do ano no cinema. Vi num site especializado em futebol americano que das 100 maiores audiências de 2022, mais de 80 eram de jogos de futebol americano. Absurdo!!!!

Sendo assim, não seria difícil imaginar que o esporte seria transportado com sucesso para as telas do cinema. E é sobre isso que irei falar hoje. E ressalto desde já que, assim como em muitos filmes de esportes, a modalidade em si serve como um pano de fundo para narrar histórias de superação, sonhos e altas taxas de emoção. Roteiro perfeito para bons filmes.

Para começar vamos com o mais triste e emocionante desses filmes. Falo sobre “Somos Marshall”. Que trata da história do time de futebol americano da Universidade de Marshall que tragicamente sofreu um acidente de avião sem sobreviventes no ano de 1970. Inviável não vir em nossas mentes o ocorrido em 2016 com a Chapecoense.

O filme trata da retomada da Universidade nos campos, além da superação emocional dos familiares, cidade e estudantes.

Ainda no âmbito do futebol americano universitário, temos “Rudy”. Bem mais leve, o filme fala sobre o simpático Rudy, garoto apaixonado e fã do time da Universidade de Notre Dame. Seu sonho era poder jogar por lá. Para isso, além de boas notas para ingressar na universidade, Rudy teria que ter o porte físico dos jogadores. Mas ele não tinha nem um e nem outro. Mas ele tinha fé. E isso bastou.  O clichê “nunca abandone os seus sonhos” exala nesse filme.

Falando em sonhos, “ Um Sonho Possível” (péssima tradução para o título original The Blind Side, ou O Lado Cego) é mais um desses filmes. Esse é bem conhecido. Tenho certeza que muita gente viu e se não vou, deveria ver. O filme trata de uma mulher que vê potencial em um garoto para se tornar um grande jogador de futebol americano e o adota, confesso que não sei se essa é a palavra exata para o que acontece no filme. Realmente não me lembro se Sandra Bullock o adota ou se apenas torna sua tutora na educação e no esporte. Há também algumas polêmicas que envolvem esse caso, já que muitos acreditavam que quando isso ocorreu, haveria algum interesse financeiro na personagem. Difícil dizer e o filme não se arrasta nisso. O mais importante é que Michael Oher teve muito sucesso. E o nome original do filme tem a ver com a posição do jogador em campo, responsável por defender o lado cego do Quarterback. Posição extremamente importante para o rendimento do time.

Outro representante é “Meu Nome é Rádio” e a história do simpático Rádio. Garoto negro, pobre e com deficiências intelectuais que acaba sofrendo preconceito de uma sociedade extremamente racista e pelos jogadores fortões do time da cidade. Mas, através de uma improvável amizade com o técnico do time, as coisas mudam para melhor na vida de Rádio. Uma história de inclusão mostrando que o esporte e para todos e que serve também para formar, ou reformar o caráter das pessoas.

Tratando de racismo, temos também “Duelo de Titãs”, onde um time de futebol americano pensa em desistir de jogar quando a escola de Ensino Médio que estudam passa a ser obrigado a integrar alunos negros em sua equipe. Isso é mal visto pelos jogadores, ainda mais que a escola decide colocar um técnico negro (Denzel Washington) para facilitar a integração. O problema do racismo era enorme nessa época (e ainda é) e o esporte e amizade acabam fazendo com que as diferenças raciais e o preconceito seja deixado de lado, como é para ser, além de render uma boa história e a mensagem de que somos todos iguais.

Para encerrar, temos “Um Homem Entre Gigantes” com Will Smith interpretando um patologista que, ao examinar alguns ex jogadores de futebol americano que morrem de maneiras trágicas e parecidas, acaba descobrindo a Encefalopatia Traumática Crônica, ocasionada por anos e anos de fortes impactos na cabeça. Suas descobertas, apesar de desacreditadas pelos cartolas da NFL, fez com que muito do esporte fosse mudado. E protocolos contra concussão fosse instaurados para tentar amenizar as sequelas dos golpes na cabeça. Essas teorias foram amplamente desacreditadas principalmente pelo fato do médico ser um imigrante nigeriano.

Uma frase ficou marcada pra mim nesse filme e mostra o quanto esse esporte atrai fanatismo por lá. Em um dado momento do filme, alguém diz que o futebol americano “tomou o dia do Senhor”, já que a maioria dos jogos são realizados aos domingos. Penso até que, ele quis dizer algo como que se tivesse futebol americano quando Deus construiu o mundo, no sétimo dia Ele descansou assistindo futebol americano.

Espero que gostem das dicas dos filmes e deixo aqui a recomendação de dar uma chance para esse esporte. Tem uma dinâmica totalmente diferente do nosso futebol, é complicado e violento, mas tudo dentro de regras. Mas vale a pena dar uma chance.

E segue mais dicas de filmes com essa temática:

  • Um Domingo Qualquer
  • Golpe Baixo
  • O Amor não tem Regras
  • O Invencível
  • American Underdog
  • A Grande Escolha
André Denadai
André Denadai
André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Compartilhe o artigo:

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

WhatsApp Image 2023-04-02 at 12.11.46 (1)

Vocês acreditam que o Herbert fez uma pergunta pra mim?

Blog traz um resumo do show do Paralamas ontem, algumas... (leia mais)
coyote01

Blog do Moraes | Jogo Rápido: Coyote Azul

Coyote Azul é formada por Valter Cunha no contrabaixo e voz, Renan Rodrigues... (leia mais)
cinemaaspirinaeurubus

Cinema Nacional em 2021

O Blog prepara um post sobre alguns filmes nacionais que... (leia mais)