Cine Denadai

Cinema: “Serial Killer”

Explorando a mente sombria: Uma seleção imperdível de filmes sobre serial killers que vão te envolver em suspense e tensão!

Após escrever o texto sobre grandes finais e indicar Seven – Os Sete Pecados Capitais, resolvi escrever essas indicações sobre serial killers!

Muito antes de ser um estilo popularizado por séries em canais de streaming, os filmes de serial killer era sucesso em todos os cinemas e locadoras por aí. Digo isso por experiência própria, não só por ter trabalhado em uma locadora e ver como era fácil indicar a gradar filmes de assassinos em séries para meus clientes, mas por também sempre gostar de assistir. Boas tramas policiais, suspense e tensão marcam esse estilo extremamente popular.

A quantidade de filmes desse estilo é numerosa, então resolvi dar umas dicas, que vão dos mais conhecidos aos mais inusitados.

Começando com o grande clássico do gênero!! “O Silêncio dos Inocentes” marcou época e até hoje é visto e revisto por fãs desse estilo. O filme teve uma proeza que poucos conseguiram, no Oscar de 1992 ganhou os 5 principais prêmios da noite (filme, ator, atriz, diretor e roteiro adaptado). A atuação de Anthony Hopkins como o canibal Dr. Hannibal Lecter fez com que seu personagem fosse um dos assassinos em série mais populares de todos os tempos. Enigmático e assustador mesmo não aparecendo tanto no filme quanto sua antagonista, a jovem agente do FBI Clarice Starling, vivida pela sempre ótima Jodie Foster. Um conflito psicológico onde uma policial precisa confiar em um assassino para capturar outro assassino é o principal mérito do filme. Óbvio que todo o sucesso desse primeiro filme acabou gerando continuações. Três filmes, o fraco “Hannibal”, o muito bom “Dragão Vermelho” e o descartável “Hannibal: A Origem do Mal”, além de uma série, que não vou opinar, pois não vi. Mas foquem no original!!!! Esse filme você encontra na Shock Video Café.

Há pouco tempo revi um filme para escrever esse texto. Não é nada de extraordinário, mas fala de um dos mais famosos serial killers de todos os tempos.

“Do Inferno”, com Johnny Depp, mostra os assassinatos de Jack, O Estripador, que por meados de 1888 tocou o terror em Londres ao matar, pelo menos, 5 prostitutas de maneira brutal. O assassino nunca foi encontrado, alimentando o imaginário de muita gente.

Para o filme, que é adaptado de uma Graphic novel, também conhecida como história em quadrinhos, ou simplesmente gibis (meu termo preferido), foi preciso criar um ambiente ficcional para ação de nosso meliante, envolvendo a família real britânica, DSTs e maçonaria!

Como eu já disse, o filme não é excelente, diria que são dois problemas principais, o de dar um rosto para Jack e algumas premonições que o policial vivido por Depp tem e que em nada acrescentam na trama. Mas vale a pena ser visto. Esse filme você encontra na Shock Video Café.

Ao som de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, podemos conferir um filme de um dos cidadãos mais deploráveis que já pisou na face da Terra.

“Helter Skelter”, além de ser uma música dos Beatles, é um filme que mostra os assassinatos de Charles Manson e sua “família”. Nos anos 60, essa gangue fez estrago nos EUA com diversos assassinatos, inclusive o da estrela do cinema Sharon Tate, que na época era casada com o diretor Roman Polanski e que estava grávida, e mais seis pessoas.

O filme é baseado num livro escrito pelo promotor que conduziu esse caso nos tribunais. É uma boa pedida para quem curte filmes de tribunais também, já que o julgamento da “família” ocupa boa parte da trama.

A “família Manson” e seus assassinatos também são retratados de uma maneira mais ficcional no espetacular “Era Uma Vez em Hollywood” de Quentin Tarantino, cujo elenco tem nada mais nada menos que Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Al Pacino e Margot Robbie. Esse filme você encontra na Shock Video Café.

Um excelente filme desse estilo é “Monster – Desejo Assassino” e relato os homicídios da primeira serial killer conhecida nos EUA. Aileen Wuornos, ou simplesmente Lee, teve uma vida desgraçada desde sua infância.

Uma vida família extremamente conturbada fez com que ela tivesse que começar a se prostituir aos 13 anos para conseguir dar algo de comer para os irmãos mais novos.

Seu primeiro assassinato acontece ao se defender de um estupro.

Suas próximas vítimas eram clientes, que ela acabou pegando nojo, mas também viu uma oportunidade de dinheiro fácil para sustentar uma relação com uma garota que conheceu num bar e que estava tentando evitar ficar na casa de tios que prometeram curar sua homossexualidade.

Tudo no filme parece ser sujo e abandonado. Tanto os personagens como os locais que essas pessoas passam. Um ambiente pesado, assim como a vida que Lee decidiu viver após as mazelas de sua infância e sua adolescência, poucos momentos são de leveza e de tranquilidade para as pessoas do filme.

O filme é muito bom e tem como grande destaque a interpretação de Charlize Theron como Lee, atuação essa que lhe rendeu os maiores elogios de sua carreira e vários prêmios, incluindo um Oscar. Esse filme você encontra na Shock Video Café.

Bons filmes de serial killer são facilmente encontrados e vistos. Mas também os que estão mais escondidos.

Eu assino vários canais de streaming e o meu preferido é um que quase ninguém deve assinar. Ele chama MUBI e foi nesse canal que sai essa última dica de hoje.

“Holy Spider” é mais um espetacular filme iraniano. E mostra uma jornalista atrás de um serial killer de prostitutas, já que, por ser uma sociedade extremamente machista, os assassinatos dessas mulheres não parecem preocupar tanto as autoridades.

Os motivos para os crimes são extremamente banais, já que o assassino, um típico cidadão de bem da família tradicional iraniana, diz que responde aos chamados divinos para limpar as ruas da cidade sagrada de Mashhad.

Um filme com cenas impactantes e que mostra como ainda é difícil ser mulher no Irã. De destaque eu deixaria as cenas finais como o julgamento do assassino.

Filme mais que necessário!

E mais do que o filme, recomendo a assinatura do MUBI para quem procura filmes de ótima qualidade e que dificilmente estarão nos canais mais populares.

A lista de filmes de serial killer é gigante, vou deixar mais alguns abaixo.

Só queria dizer que recomendar filmes com histórias de assassinos me deixa um pouco com o pé atrás, já que vivemos uma realidade extremamente violenta. Jamais teria a intenção de indicar filmes para incitar a violência.

Apenas para entretenimento, mesmo sendo histórias pesadas.

Se for para incentivar algo, fica a dica para nunca sermos iguais as pessoas desses filmes.

  • Seven – Os Sete Pecados Capitais
  • A Casa que Jack Construiu
  • Onde os Fracos Não Têm Vez
  • Psicose
  • Roubando Vidas
  • O Colecionador de Ossos
  • O Bar Luva Dourada
  • Zodíaco
  • A Mão do Diabo
  • O Verão de Sam

Boa sessão a todos!

Compartilhe:

André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

matapainel

Matahare 30 anos - Conheça a trajetória da banda aqui

Banda comemorou sábado passado com show especial e vários convidados do Matahare. Matéria repassa história da banda! Várias fotos destes... (leia mais)
carnaval02

Rolê de Carnaval Jauíno do Blog do Moraes

Post básico de Carnaval do Blog falando dentre outras coisas da programação e algumas outras coisas! ... (leia mais)
Foto-03-1024x801

Jogo Rápido - Comedy Night

Estreia do quadro "Jogo rápido" do Blog do Moraes começa com os artistas do Comedy Night.... (leia mais)