Cine Denadai

Ótimos filmes com ótimos títulos

Da comédia irreverente ao faroeste clássico: Descubra filmes cujos títulos são um convite irresistível para uma experiência cinematográfica única!

O título é o primeiro encontro que temos com o filme.

Não estou falando sobre as traduções para o português que muitas vezes são trágicas ou até entregam coisas que não precisariam. Mas um bom título pode ser o chamariz para que haja um interesse seu para o filme, tipo amor à primeira vista.

Sendo assim, resolvi indicar filmes que gostei e que os títulos são chamativos. Coincidência ou não, todos são longos e deve ser por isso que são bons.

Eu não tenho intimidade nenhuma com o cinema romeno. Tenho um em uma lista no streaming MUBI e vi outros dois. Os dois são ótimos. Um deles chama-se “Instinto Materno” (vale ressaltar que você pode encontrar ele na Shock Video Café), mas não é nele que vamos focar.

Indico aqui “Má sorte no Sexo ou Pornô Acidental”. Faço aqui também a parte chata de salientar a classificação indicativa de anos no filme. Professora de uma conservadora escola em Budapeste, Emi tem um vídeo fazendo sexo com o marido vazado na internet e por se tratar de uma comédia, de uma forma muito engraçada ela é levara para uma reunião de pais pelo colégio, onde parece estar participando de um julgamento da inquisição.

O filme é passado na pandemia, então há o uso de máscara, o distanciamento social e a reunião feita ao ar livre, dá ainda mais a impressão inquisitória da reunião que conta com personagens muito engraçados e que foram comuns na nossa rotina pandêmica.

Há o militar que julga que máscaras são coisas de comunistas, o cidadão de bem que julga as atitudes da professora, os religiosos e os que não estão muito aí para nada. Escrachado e politicamente incorreto, é um filme que vale pela reunião, pois durante a obra, algumas cenas parecem não fazer sentindo algum, mas estão lá. Fazer o quê?

Disponível em Reserva Imovision.

Falando em comédia e em politicamente incorreto, eis aqui a dica de “Borat – O Segundo Melhor Repórter Do Glorioso País Cazaquistão Viaja À América” é um pseudodocumentário sobre um repórter cazaque que viaja para a América com a intenção de conhecer mais sobre os costumes do ocidente.

Interagindo com pessoas reais que não tinham a mínima ideia do que o que estava acontecendo era a gravação de um filme, Borat consegue captar o que há de melhor, mas principalmente o que há de pior nas pessoas.

Cenas e situações memoráveis não faltam. Desde a simples compra de um carro, as aulas para aprender dirigir, um jantar e uma briga entre Borat e seu produtor por uma foto da Pamela Anderson, há uma sucessão momentos que únicos no filme. Inclusive há uma continuação desse filme, mas está longe de ser a mesma coisa.

O principal mérito do filme é Borat ser alguém desconhecido e passar uma inocência sobre os assuntos ocidentais. A continuação acaba se tornando artificial, mas também não deixa de ser engraçada.

Disponível em: Shock Video Café, Star+ e acervo próprio.

Algo que me agrada muito é a mistura de comédia com terror. De vez em quando sai algumas barbaridades, mas o fato de você não precisar levar muito a sério essa junção de gêneros, a maioria das vezes assistimos algo despretensioso, divertido e relaxante.

E esse é o caso de “Drácula No Mundo da Minissaia”. Sim, o título é esse mesmo.

Filme inglês produzido pela famosa produtora de terror Hammer nos anos de 1960 e 1970, vemos Drácula ser ressuscitado 100 anos após supostamente ser morto por ser rival Van Helsing.

Agora, num mundo totalmente diferente do que estava acostumado em sua primeira passagem terrena, Drácula vive numa época onde a pequena quantidade de pano nas roupas das pessoas, o amor livre e a psicodelia acabam favorecendo sua busca por sangue humano.

É um filme com bastante música também, e foi aí que conheci uma banda inglesa chamada Stoneground. Duas músicas da banda são tocadas no filme “Colonel Chicken Fry” e “You Better Come Through for Me”. Sonzeras no melhor estilo Rolling Stones.

Disponível em: acervo próprio.

Atores e atrizes de altíssimo calibre se juntam num filme de suspense intrigante. “Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto” reúne os saudosos Albert Finney e Philip Seymour Hoffman, além de Etahn Hawke e Marisa Tomei, para contar a história de dois irmãos que roubam a joalheria do próprio pai.

Obviamente que tudo da errado e o desenrolar da trama é cheio de reviravoltas e surpresas. Ambientado no inverno ou outono em algum lugar do norte dos EUA, a fotografia se destaca por seus tons em cinza, trazendo ainda mais um ar depressivo e condizente com as atitudes dos irmãos.

Paro por aqui, não da para falar muito desse filme, então só vejam!

Disponível em: Shock Video Café e Amazon.

Filmes de faroeste sempre rendem bons títulos. Por muito tempo foi um gênero protagonizado por homens e os títulos deveriam ressaltar a coragem, a bravura e a virilidade do cowboy americano. Dirigido pelo espetacular Sam Peckinpah, diretor que inovou as cenas violentas de seus filmes deixando-as em câmera lenta e que geralmente era visto bêbado durante as filmagens, tem como uma de suas principais obras (em todos os sentidos) “Meu Ódio Será sua Herança”.

Tiroteios, mortes com encenações exageradas, vingança e traição, são típicos de filmes do gênero e aqui encontramos tudo isso em dozes cavalares. O faroeste é um gênero em decadência. São poucas as produções hoje em dia, mas vale muito a pena ser descoberto.

Seu auge tanto em quantidade e qualidade foi entre as décadas de 1950 e 1970 e seus principais títulos tinham como grandes estrelas John Wayne, Lee Van Cleef, Franco Nero, James Stewart e foi gênero responsável por alavancar a carreira de Clint Eastwood, que depois, conseguiu se desvencilhar de rótulo de ser ator ou diretor apenas de faroeste.

Disponível em: Shock Video Café, acerto próprio e HBO Max.

Para finalizar, uma não indicação, até por que, não vi esse filme, mas na minha opinião, o melhor título de filme é um nacional estrelado por Camila Pitanga. Nem sei sobre o que fala, mas “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios” é sensacional!

Boa sessão e até a próxima!

Compartilhe:

Picture of André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

Confira as fotos:

Festa | White House

2009

Confira as fotos:

General Bar | Som ao vivo Vambora

2010

Confira as fotos:

Balla, 15 anos de Festa | Lolla Danceteria

2005

Confira as fotos:

Dona Beja | Som ao vivo

2004

Mais Blogs do Jauclick

iaolhosverdes03

Olhos Verdes

A saga do jornalista Guido Puentes atrás dos Olhos Verdes em meio as ditaduras... [leia+]
luisinho01

Entrevista: Projeto Guitarra Jauense, Luisinho Felippe

O Blog conversou com o guitarrista que explicará melhor o evento Guitarra Jauense aqui... [leia+]
Ilustração WhatsApp - The Verge

Meta revoluciona o WhatsApp: Geração de imagens em tempo real com IA

Testemunhe a magia: Como a IA do Meta transforma texto em imagens no WhatsApp... [leia+]