Cine Denadai

2024 em números: Top 10 dos melhores e piores filmes e tudo que vi esse ano!

E também tem análise com nota de todos os filmes que assisti durante esse ano. Confere aí.

Depois dos 197 filmes do ano passado, termino 2024 com 213 filmes assistidos!! E assim, é sempre bom lembrar que levei uma vida normal. Saí de casa quase todos os fins de semana, viajei e ocupei o máximo possível todas as minhas noites, mas, qualquer tempo livre, eu assistia um filme. Eu não vejo séries, mas esse ano vi duas séries documentais sobre assuntos que eu gosto, “Dear Mama” que fala da relação de Tupac Shakur e sua mãe e “Quem Matou Malcom X” que acredito não necessitar de muita explicação. Mas série de ter que esperar um ano para ver sua continuidade, não vi nenhuma.

Sobre os filmes, diria que está cada vez mais difícil selecionar os 10 melhores e piores. Tô ficando velho e não quero mais perder tempo com filme ruim, então esse ano empilhei filmes notas 9 e 10. Para filmes ruins é um pouco mais fácil, pois é só assistir algo de super-herói que consigo encher a lista. E para começar, vou falar dos piores!!

E falando em pior e super-herói, meu primeiro integrante dessa lista é nada mais nada menos que “Deadpoll & Wolverine”. Para muitos foi o filme do ano. Sua bilheteria mundial poderia confirmar isso, mas renda está longe de ser qualidade. Se eu tivesse 12 anos ou uma tara sexual por ver o Hugh Jackman de roupa amarela apertada, provavelmente eu iria gostar do filme. Mas já foi esse tempo. E eu gosto dos dois primeiros filmes da sequência, mas esse não faz sentindo. Sem contar que um dos quesitos para um filme estar na lista de piores do ano é usar o termo “multiverso” usou isso, eu não gosto. E esse filme usa e abusa desse termo. Credo.

Os piores

Bem, não vou me estender muito para falar dos piores filmes que vi. E me surpreendo em ter que colocar nessa lista de piores um filme com Brad Pitt e George Clooney, mas é que “Lobos” é tedioso. Pé no saco de filme…Nem duas horas de filme, mas que são intermináveis. Mais preguiça que eu para assistir estavam os dois atores em atuar nesse filme. Sumam disso!!!

Tem um quesito que também faz com que filmes sejam inseridos nessa minha lista, que são os remakes ou derivados de filmes que eu gosto. E nessa área “O Corvo” e “O Exorcista – O Herege” capricham na ruindade. “O Exorcista” é algo que nunca mais deveria ser tocado ou mudado, mas a indústria clama por estragar coisa boa resultando em filmes desnecessários, pois não agradam os fãs e nem produz novos fãs para os filmes clássicos.

Agora, pior que um remake ou continuação de um filme que eu gosto, é um remake ou continuação de um filme que eu não gosto. E “Godzilla e Kong: O Novo Império” continua uma sequencia ruim que não tem nada mais acrescentar. Deixem os monstros descansarem. Segundo pior filme do ano com louvor. Uma bomba do tamanho dos monstros.

Terror é o que tem mais nessas listas de piores do ano, pois eu vejo muito filme desse gênero e mesmo os que não sejam tão falados, aí acaba vindo umas bombas como “Não Abra”, que assisti no começo do ano e confesso que não sei dizer mais nada desse filme. Esqueci do que se trata. O título correto desse filme deveria ser “Não Assista”

Família que faz filme ruim unida, permanece unida. Esse deveria ser o mantra do ano para os Shyamalan. “A Armadilha” é do experiente e conhecido M. Night Shyamalan, que de vez em quando tem alguns tropeços homéricos. E “Os Observadores” é o filme de estreia de sua filha Ishana. A caçada a um serial killer e o conto de fadas de terror, não funcionam e colocam a família juntas nessa lista. Que fique bem claro, gosto de M. Night Shyamalan, tenho fé que ele fará outros ótimos filmes e fica na esperança de sua filha rumar para caminhos melhores.

Quando eu vi que o filme “Hypnotic – Ameaça Invisível” era dirigido por Robert Rodriguez e estrelado pela brasileira Alice Braga, resolvi dar uma chance. Só que esse filme tem um grande problema, já que ele também é estrelado por Bem Affleck e esse cara não anda nada confiável ultimamente. Um dos piores atores na humilde opinião desse que vos escreve, deveria focar seu talento em escrever, que ele é bom para isso. O filme fala sobre hipnose e só me remeteu ao saudoso tempo em víamos na tv Ruben Fuentes, o Mestre da Hipnose.

Para encerrar os 10 piores, vamos do pior e esse título vai para “Sob às Águas do Sena”. Terror de tubarões que adentram sei lá como no rio Sena em Paris e acabam fazendo uma matança. A intenção de lançar o filme pouco tempo antes das Olimpíadas de Paris, piora tudo. Tudo desnecessário nesse troço que não vou mais chamar de filme. Produzido pela Netflix, que também sempre tem um exemplar nessas minhas listas de piores do ano. E como tudo na vida pode piorar, haverá uma sequência desse filme.

Os melhores

Mas agora vamos falar de coisa boa. E comecei 2024 com dois ótimos filmes de 2023. O inquietante “Zona de Interesse” que mostra um lado pouco vistos dos nazistas de alta patente no período da Segunda Guerra. Passado ao lado de campos de concentração, onde é possível ouvir a todo momento gritos desesperados dos prisioneiros, enquanto conferimos a vida normal que a família de um oficial tinha. Problemas em casa, com a vizinhança, com o pai ausente e outros momentos corriqueiros de qualquer família. A banalização da violência! O outro filme é “Vidas Passadas”, se eu pudesse votar no Oscar, ele ganharia meu voto. Sim, ganhou de “Assassinos da Lua das Flores” de Martin Scorcese. A produção Coréia do Sul e EUA fala sobre o reencontro com amores do passado. E só que não viveu isso para não ser tocado por esse filme. Imperdível! Se eu fosse escolher o melhor filme que vi em 2024, provavelmente seria esse.

Falando em Martin Scorcese, seria um sacrilégio eu não colocar “As Vinhas da Ira” como um dos melhores do ano, já que esse filme é um dos melhores que ele viu na vida. E não é para menos, a triste e real história do êxodo de uma família do centro-oeste americano durante a Grande Depressão que assolou o país na primeira metade do século 20. E sempre fica a dica de esquecer o preconceito com filmes antigos. Esse é de 1940 e é melhor que a maioria das coisas que assistimos hoje em dia.

Nesse ano também vi muitos documentários. Todos ótimos, inclusive estou pensando em fazer uma nova lista de indicações de documentários. “O Sal da Terra” não estaria nessa lista, já que ele merece um texto só para ele. A produção francesa, dirigida pelo alemão Werner Werzog, fala do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e suas fotografias que são verdadeiras obras de artes. O início de sua trajetória, a escolhas dos temas para fotografar, a família e a preocupação com o meio ambiente estão entre os assuntos do documentário. É impossível descrever o sentimento ao ver as fotos que ele produziu. Principalmente por retratar os tristes momentos que eram capitados. Inesquecível!

Sempre tem filme de terror na lista. Lançado esse ano “A Substância” foi um dos filmes mais comentados. Não só pela retomada da carreira de Demi Moore, que estava um pouco afastada dos holofotes. E ela entrega uma atuação de corpo e alma. Mais corpo do que qualquer coisa. O filme é um terror físico que vai desagradar os estômagos mais fracos. Principalmente pelo seu final, que até é exagerado, mas na medida certa. Ótimas atuações com ótimos personagens, “A Substância” é um filme que marca, mas só que consegue terminar de assistir e é uma bela homenagem à David Cronemberg, que nem é dos meus diretores preferidos, mas usa muita desse terror físico em seus filmes.

Da Irlanda vem o mais despretensioso filme da lista. O diretor John Carney sabe como poucos juntar música e filmes, mas não como musical. Seus filmes são sobre pessoas que gostam de música. E “Flora e Filho – Música em Família” é o melhor de seus filmes. Sobram momentos marcantes no filme, principalmente de Flora, que mora na Irlanda e seu professor de violão que mora nos EUA. Um filme emocionante!

Da Europa para o oriente e dos 10 dessa lista, 3 são de lá. Um filme chinês sensacional! Um romance que fala sobre traição, desamor e um possível novo amor que surge. “Amor À Flor da Pele” trata com delicadeza esse tema tão perturbador na vida de dois casais. É sensacional! Além desse filme chinês, temos outros dois japonese. Na verdade, temos a animação “A Viagem de Chihiro” que eu deveria ter vista há muito mais tempo e sempre fiquei adiando. Uma animação repleta de fantasia com traços simples, mas com peso na história. É mais uma obra do estúdio Ghibli, que sempre vem como ótimos pedidas. O outro, é uma crônica do dia a dia, “Monster” fala sobre bullying e me lembrou muito do filme belga “Close”, que esteve presente na minha lista de melhores do ano em 2023. Um tema delicado para tratar com adolescentes, mas que muita gente insiste me dizer que não passa de frescura. Destaque para a narrativa do filme, mostrando o ponto de vista dos adolescentes, da mãe, do professor e da escola onde os meninos estudam e para o final de emocionar bastante!

E para encerrar, não poderia ser diferente. “Ainda Estou Aqui” é dos melhores filmes do ano. Sem pachequismo ou clubismo. Não só o Brasil abraços o filme, como a crítica internacional. Achei o filme tão bom que ele me fez retornar ao cinema e escrever um texto só para ele, que vocês podem procurar aí na página para conferir. E desde sempre, deixo aqui minha torcida para ainda mais reconhecimento internacional do filme. Obrigatório e necessário!!

Lista pronta, muita coisa boa foi vista e não pode estar nela, assim como muita coisa ruim também. Sendo assim, seguem todos os filmes que vi esse ano e a nota que vai de 0,5 a 5,0.

A lista está dos últimos para os primeiros.

– Um Bom Ano (2006) – 5,0

– O Auto da Compadecida 2 (2024) – 4,0

– Bagagem de Risco (2024) – 3,5

– Juventude (2015) – 4,0

– Dahomey (2024) – 4,5

– Clube dos Vândalos (2023) – 4,0

– O Uivo (2015) – 3,0

– Jurado nº 2 (2024) – 4,0

– O Testamento (2023) – 5,0

– A Garota da vez (2023) – 3,5

– Instinto Materno (2024) – 3,0

– Coringa: Delírio a Dois (2024) – 4,5

– Prensa a Respiração (2024) – 3,0

– Lobos (2024) – 2,0

– Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024) – 3,0

– A Sala dos Professores (2023) – 4,5

– Geração do Mal (2021) – 4,0

– Piano de Família (2024) – 3,5

– Guerra Civil (2024) – 3,0

– Ainda Estou Aqui (2024) 5,0

– Longlegas – Vínculo Mortal (2024) – 4,5

– O Corvo (2024) – 2,0

– Alien: Romulus (2024) – 4,5

– O Vento (2018) – 3,5

– Horizon: Uma Saga Americana – Capítulo 1 (2024) 3,0

– O Predestinado (2014) – 3,0

– MaXXXime (2024) – 3,5

– Deadpoll & Wolverine (2024) – 2,0

– Twisters (2024) – 3,0

– Os Outros (2001) – 5,0

– Os Horrores de Cado Lake (2024) – 4,0

– O Rouxinol (2013) – 4,0

– A Substância (2024) – 5,0

– Um Lugar Silencioso: Dia 1 (2024) – 3,0

– Os Árabes Também Dançam (2014) – 4,5

– Armadilha (2024) – 2,0

– 20 Dias em Mariupol (2023) – 6,0

– Monster (2023) – 5,0

– Não Fale o Mal (2022) – 3,5

– Bad Boys: Até o Fim (2024) – 3,0

– Tipos de Gentileza (2024) – 3,5

– A Vida dos Outros (2006) – 5,0

– Santo Forte (1999) 3,5

– O Mal Não Existe (2023) – 4,5

– A Hora do Vampiro (2024) – 3,5

– Entrevista com o Demônio (2024) – 4,5

– Garra de Ferro (2023) – 4,5

– Assassino Por Acaso (2023) – 4,0

– A Conversação (1974) – 4,0

– O Homem dos Sonhos (2023) – 3,0

– Pacarrete (2019) – 4,0

– Imaculada (2024) – 3,0

– A Origem do Medo (2022) – 3,0

– Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014) – 4,0

– A Libertação (2024) – 2,5

– Os Novatos (2024) – 2,5

– Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) 4,0

– Minha Mãe (2015) – 4,5

– Rebel Ridge (2024) – 3,5

– As Duas Faces da Lei (1997) – 3,0

– O Sal da Terra (2014) – 5,0

– Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008) – 5,0

– Homens de Honra (2000) – 3,5

– Há Algo no Celeiro (2023) 3,0

– Os Observadores (2024) 2,0

– Coragem Sob Fogo (1996) – 4,0

– Jim Henson: Idea Man (2024) – 4,5

– Ao Mestre, Com Carinho (1967) – 3,5

– Encantadora de Baleias (2002) – 4,0

– O Abraço da Serpente (2015) – 4,0

– Sem Rastros (2018) – 4,5

– Amargo Pesadelo (1972) – 5,0

– O Tarô da Morte (2024) – 2,5

– Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024) – 4,0

– As Bestas (2022) – 4,5

– American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível (1999) – 4,5

– Doente de Mim Mesma (2022) – 4,5

– O Rito da Dança (2023) – 4,0

– A Primeira Profecia (2024) – 3,5

– Maldição da Floresta )2021) – 2,5

– Querida Mamãe (2024) – 5,0

– Undine (2020) – 3,5

– Twister (1996) – 3,5

– Planeta dos Macacos: Reinado (2024) – 3,5

– A Ilha de Bergman (2021) – 5,0

– O Que é Isso Companheiro (1997) – 5,0

– Terrifier: O Início (2013) – 3,0

– Noite e Neblina (1956) – 5,0

– Guerra Sem Regras (2024) – 3,5

– Debi E Lóide – Dois Idiotas em Apuros (1994) – 5,0

– Rivais (2024) – 4,5

– O Silêncio da Vingança (2023) – 3,0

– Love Lies Bleending: O Amor Sangra (2024) – 4,5

– Mergulho Noturno (2024) – 2,0

– Godzilla e Kong: O Novo Império (2024) – 1,5

– Control: A Vida de Ian Curtis (2007) – 4,5

– Lion: Uma Jornada Para Casa (2016) – 4,0

– Sem Coração (2023) – 4,0

– O Sabor da Vida (2023) – 4,5

– Amistad (1997) – 4,5

– Alta Frequência (2000) – 3,5

– O Dublê (2024) – 3,5

– Abigail (2024) – 3,0

– Ferrari (2023) – 4,5

– 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (1994) – 4,5

– O Concerto Maldito, Sinfonia do Mal (2023) – 3,0

– O Mal que nos Habita (2023) – 4,0

– Ned Kelly (2003) – 3,0

– A Lenda dos Desaparecidos (1957) – 3,5

– Folhas de Outono (2023) – 3,5

– Sob as Águas do Sena (2024) – 1,0

– O Mistério da Libélula (2002) – 2,5

– Storm Video (2021) – 4,0

– Godzilla Minus One (2023) – 4,0

– Extermínio (2002) – 4,0

– Duna: Parte 2 (2024) – 3,0

– O Tempo do Lobo (2003) – 4,5

– A Viagem de Chihiro (2001) – 5,0

– A Cor Púrpura (2023) – 3,5

– Carvão (2022) – 4,5

– Meeting the Man (1970) – 4,0

– No Limite – A Hitória de Ernie Davis (2008) – 4,0

– Mestre dos Mares: O lado Mais Distante do Mundo (2003) – 4,5

– Beekeeper: Rede de Vingança (2024) – 2,5

– Quem Fizer Ganha (2023) – 3,0

– O Conformista (1970) – 4,5

– [Rec] (2007) – 5,0

– O Podcast (2022) – 4,0

– Propriedade (2022) – 4,5

– Yella (2007) – 3,5

– As Tartarugas Ninjas: Caos Mutante (2023) – 4,0

– Diamante de Sangue (2006) – 4,0

– New York, New Tork (1977) – 3,5

– Memórias de um Assassino (2003) – 4,5

– Rio Congelado (2008) – 5,0

– Ontem, Hoje e Amanhã (1963) – 4,5

– Por Quem os Sinos Dobram (1943) – 4,0

– Os Colonos (2023) – 4,5

– Loucas em Apuros (2023) – 3,5

– Matador de Aluguel (2024) – 3,0

– Sobreviventes – Depois do Terremoto (2023) – 4,5

– Valsa com Bashir (2008) – 4,5

– Voltando Para a Casa no Escuro (2021) – 3,0

– O Homem Urso (2005) – 5,0

– Ruim Pra Cachorro (2023) – 4,0

– La Bamba (1987) – 4,0

– Segredos de um Escândalo (2023) – 3,5

– Bobi Wine: O Político do Povo (2022) – 5,0

– Bob Marley: One Love (2023) – 3,5

– A Filha do Rei do Pântano (2023) – 2,5

– Shine: Brilhamte (1996) – 4,5

– Toc Toc Toc: Ecos do Além (2023) – 2,5

– Remando Para o Ouro (2023) – 3,0

– A Última Loja de Consertos (2023) – 4,5

– Quem Matou Malcom X (2019) – 4,5

– Jerry Maguire: A Grande Virada (1996) – 4,0

– Zona de Interesse (2023) – 5,0

– O Roqueiro (2008) – 3,5

– As Vinhas da Ira (1940) – 5,0

– Campeões (2023) – 4,5

– Ricky Stanicky (2024) – 4,5

– Pacto Sinistro (1951) – 4,5

– Pobres Criaturas (2023) – 4,5

– Afire (2023) – 4,5

– The Blackning: Jogo Mortal (2022) – 3,0

– Flora e Filho – Música em Família (2023) – 5,0

– Anatomia de Uma Queda (2023) – 5,0

– Ficção Americana (2023) – 4,5

– Entre Mulheres (2022) – 4,5

– Tetris (2023) – 3,5

– Napoleão (2023) – 3,0

– Vidas Passadas (2023) – 5,0

– Os Rejeitados (2023) – 5,0

– Febre da Selva (1991) – 5,0

– O Sequestro do Voo 375 (2023) – 4,5

– Saltburn (2023) – 3,5

– Amor à Flor da Pele (2000) – 5,0

– Orion e o Escuro (2024) – 4,5

– O Exorcista: O Devoto (2023) – 1,5

– As Bruxas de Salem (1996) – 5,0

– A Última Sessão de Cinema (1971) – 4,0

-Nosso Sonho (2023) – 4,0

– O Protetor: Capítulo Final (2023) – 3,5

– The Kitchen (2023) – 3,0

– Piscina Infinita (2023) – 4,0

– Feriado Sangrento (2023) – 3,5

– Wonka (2023) – 3,5

– Porta-Malas: Trancada (2023) – 2,5

– Isolamento Mortal (2022) – 3,5

– Chevalier (2022) – 3,5

– Nyad (2023) – 3,5

– Isla Alien (2023) – 2,5

– Não Abra! (2023) – 2,0

– Mussum – O Filmis (2023) – 4,0

– Hypnotic – Ameaça Invisível (2023) – 1,5

– Lift: Roubo nas Alturas (2024) – 2,5

– As Virgens Suicidas (1999) – 5,0

– Mais Forte que a Vingança (1972) – 3,5

– Cassandro (2023) – 3,5

– The Battered Bastards of Baseball (2014) – 4,5

– A Sociedade da Neve (2023) – 5,0

– As Criaturas Atrás das Paredes (1991) – 3,5

– Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967) – 4,5

– A História do Cinema Negro nos EUA (2022) – 4,5

– How To Have a Sex (2023) – 4,5

– Resistência (2023) – 3,0

– Sangue e Ouro (2023) – 3,0

Compartilhe:

Picture of André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

Confira as fotos:

Patrulha 14 anos | Badra Danceteria

2003

Confira as fotos:

LollaOktoberfest

2008

Confira as fotos:

Festa à Fantasia no Caiçara Clube de Jaú

2004

Confira as fotos:

General Bar | Som ao vivo: Mandrake

2005

Mais Blogs do Jauclick

Um olhar diferente de guerras no cinema 1

Um olhar diferente de guerras no cinema

Explorando a dramaticidade oculta: Filmes de Guerra além das expectativas bélicas. Um olhar diferente... [leia+]
Silvio Santos morre aos 93 anos

Silvio Santos: O Legado de um Ícone da Comunicação Brasileira

O camelô que se tornou uma das pessoas mais influentes do Brasil morreu neste... [leia+]
pelecapas03

Imagina encontrar o Pelé na sua frente em algum momento?

Não existe, “eu gosto de futebol, mas não gosto de Pelé”. Isso é completamente... [leia+]