Blog do Moraes – Rápidas e Rasteiras nº 07

A sétima Rápidas e Rasteiras, fala de Dudu Galvão, Cultura e Meio Ambiente interinos, Griswolds Brazuca, Inveja de quem tem teatro, Inocente Útil e Cinema Nacional

A sétima edição do Rápidas e Rasteiras fala de vários assuntos. Dudu Galvão  – Cecéu – Griswolds – Teatro – Inocente Útil – Cinema Nacional.

DUDU GALVÃO QUASE 50

Ontem Dudu Galvão completou quase cinquentinha!

Assim como as bandas de rock jauenses acabaram moldando meu gosto pelo rock ´n roll, Dudu Galvão na primeira metade dos anos 90 me mostrou muita mpb.  Eu conhecia os clássicos do Gil, Caetano, Belchior, Jorge Ben, entre outros. Dudu me mostrou outras músicas, principalmente da dupla Caetano e Gil.  Outros sons que Dudu me apresentou foi do Velho Lua. Os medleys do Gonzagão que Dudu tocava nos bares me fez procurar muito mais o Rei do Baião.

Na minha opinião, Dudu é um dos grandes compositores de Jaú!

Abaixo uma matéria inteira do blog antigo sobre os 40 anos do Dudu. Na matéria, falo das parcerias que fiz com ele na noite, as formações das bandas que ele tocou e mais algumas coisas.

http://moraesjau.blogspot.com/2013/03/dudu-galvao-40.html

MEIO AMBIENTE E CULTURA NA PROVISORIEDADE

Lamentamos demais a saída do Secretário de Meio Ambiente Amilcar Marcel – o Cecéu.

Não da pra compreender ou na verdade da pra entender bem o que administração pública quer quando abre mão de um cara como o Cecéu no Meio Ambiente da sua cidade.

Não sabemos quem será o substituto, mas qualquer nome com prioridades diferentes que o Cecéu na área,  a cidade já sairá perdendo bastante. E tal qual o Meio Ambiente, a Cultura continua na interinidade.

Quando você deixa a provisoriedade e interinidade perdurar mais do que o devido é porque você não trata o assunto como prioridade.

GRISWOLDS BRAZUCA

A banda Griswolds prepara EP com figura do Cinema Nacional. O trabalho da galera está  intenso e meticuloso.

O trio já tinha incluído um clássico do Cinema Nacional no Red Carpet de 2.016. História de Uma Gata do Saltimbancos Trapalhões tem a participação do saudoso Betinho Padrenosso.

Lembrando que o Punkidz (2018) e Punkidz Acústico (2.021) tem em todas as faixas, as versões em português de trilha de animação.

Griswolds vem de apresentações em unidades do Sesc de dezembro para cá – Sesc Jundiaí, São Carlos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São José dos Campos. Dia 02/04 volta a se apresentar em Jaú no Jimi´s!

TEATRO – INVEJA DE BOTUCATU E LENÇÓIS

Por causa do meu  trabalho do Griswolds, acompanho  várias secretarias de culturas. E é de dar inveja a programação cultural em teatros de cidade da região.

Não precisamos ir muito longe! Aqui perto, em  Botucatu e Lençóis Paulista têm espetáculos públicos e de iniciativa privada também. Tem apresentação musical de projetos culturais, shows de stand-up, peças de teatro, shows musicais.

E O INOCENTE ÚTIL…

Na última semana, a polêmica do momento foi a censura realizada pelo Ministério da Justiça ao filme de Danilo Gentili “Como se tornar o Pior Aluno da Escola” alegando que o longa faz apologia a pedofilia em cena protagonizada por Fabio Porchat.

Confesso que não assisti o filme. Mas lendo, tentando tirar informações de vários links e programas de jornalistas, a tônica geral é que a imagem tirada do filme é completamente descontextualizada.

Tem que tomar cuidado para olhar com noticias da imprensa sem cair na armadilha política com tanta polarização. Mas da pra assistir noticias dos meios de comunicação sem se deixar levar para o lado político.

Mas  a cena  parece ser mais  uma critica aos falsos moralistas que se pintam de paladinos e cometem atrocidades como a pedofilia do que fazer a apologia em si.

Na verdade, como praticamente tudo no país, toda discussão vem com o intuito de te levar para um lado do grupo político.

Todo lado ou grupo encaminham informações no whatzapp, face, insta, telegram etc  e o famoso Inocente Útil cai e replica achando que está fazendo uma boa ação, como no caso em tela, combatendo a pedofilia.

E na verdade está caindo em uma ação política orquestrada de um certo grupo político. Mais do que nunca, os Inocentes Uteis serão “usados” nas eleições de 2.022 como já são usados há muito tempo já.

“Os tolos são muitas vezes promovidos a grandes empregos em utilidade e proveito dos velhacos, que melhor o sabem desfrutar’” Marques de Maricá

FALANDO EM CINEMA NACIONAL.. O QUE EU ASSISTI ULTIMAMENTE..

Falando no cine tupiniquim, em outubro de 2.021 fiz um apanhado de filmes nacionais que assisti ultimamente. Aproveitando que estou muito em casa, estou usufruindo bastante dos streamings da vida.

No link, a matéria das produções que vi até outubro de 2.021 e abaixo uma continuação das produções brazucas que vi no final do ano e agora em 2.022

https://jauclick.com/conteudo/2021/10/19/blog-do-moraes-cinema-nacional-2021/

– Bom Dia Veronica – Série da Netflix contando a história de uma funcionária da  Policia Civil que investiga um serial killer e um golpista de site de relacionamento.

– Cidade Baixa – História de um triangulo amoroso que convivem na cidade de baixa de Salvador. O trio de ferro de atores está impecável – Wagner Moura – Alice Braga – Lázaro Ramos

– Gabriel e a Montanha – Road movie brasileiro baseado em fatos reais  contando a história de Gabriel Buchman e sua viagem pela África. É o nosso Na Natureza Selvagem.

– Marighella – Cinebiografia de Carlos Marighella que retrata a luta dele na guerrilha contra a ditadura militar. O filme retrata as atrocidade do governo militar e os danos colaterais causados em civis pela guerrilha.

– M8 – Quando a morte socorre a vida – Estudante de medicina negro começa a investigar a identidade do cadáver que serve de estudo para eles.  Paralelamente, o estudante passa os perrengues de um negro cotista em uma faculdade de Medicina.

– O Banquete – O filme se passa em um jantar e os convidados começam a falar sobre situações que estão vivendo e situações do país. Filme tenso e elenco alto nível.

– O Lobo Atrás da Porta – Filmaço nacional tenso  estrelado por Leandra Leal, Milhem Cortez e Fabiola Nascimento

– Ó Pai Ó – o filme – Confesso que comecei achando que era o original mas era um pós-seriado. Bom também

– O Vendedor de Passados –  Lazaro Ramos é um profissional que vende e cria passado a pessoas através de elaboração de documentos, fotos, etc.. Até que uma nova cliente surge..

MENÇÃO HONROSA – RIO EU TE AMO

– Rio eu te amo – O filme não é todo nacional. O longa faz parte de uma série de filmes chamados Cidades do Amor. São dez curtas de dez diretores brasileiros e internacionais contando para cada história um bairro. As histórias são entrelaçadas.

Menção horrosa para a historia de Andrucha Wadington em que Fernanda Montenegro faz uma moradora de rua, a história dirigida por Paolo Sorrentino (diretor da Mão de Deus, concorrente do Oscar deste ano), o vampiro impagável do Tonico Pereira  e o Milagre estrelado por Harvey Keitel;

Acompanhe a sinopse de todas as histórias de Rio Eu te Amo:

 Dona Fulana, por Andrucha Waddington – C/ Fernanda Montenegro e Eduardo Sterblitch
Leandro acreditava que sua avó, que conheceu quando criança, estava morta, até encontrá-la um dia na rua. Dona Fulana mora na rua, e de lá não quer sair. Mesmo com os apelos do neto, ela se recusa a voltar para casa, e ainda o leva numa experiência inesquecível pelo Rio de Janeiro.

La Fortuna, por Paolo Sorrentino – C/Emily Mortimer
Uma ex-modelo e seu marido vêm para o Rio de Janeiro passar férias em uma linda casa de praia. Mas ele esta cansado da atitude controladora da mulher, e decide por um fim nessa situação.

A Musa, por Fernando Meirelles e Cesar Charlone – C/ Vicente Cassel
O escultor Zé reproduz nas areias de Copacabana obras mundialmente conhecidas, até o dia em que vê passar uma linda jovem no calçadão. Sonhando com sua nova musa, ela o inspira a criar uma escultura original.

Acho que Estou Apaixonado, por Stephan Elliott – C/ Marcelo Serrado
Jay esta no Brasil para divulgar seu novo filme no Festival do Rio. Após o evento, ele não vê a hora de voltar para o hotel e descansar, mas seu motorista não para de puxar conversa. Quando Jay se depara com o Pão de Açúcar, fica deslumbrado e é atraído até o ponto turístico.

Quando Não Há Mais Amor, por John Turturro – C/ JohnTurturro e Vanessa Paradis
Um casal viaja até a ilha de Paquetá, mas percebe que, na verdade, seu casamento esta chegando ao fim. Então, eles aproveitam a ocasião para fazer uma bela despedida.

Texas, por Guillermo Arriaga – C/ Laura Neiva  e Land Vieira
Após um acidente de carro, Texas, um ex-lutador de boxe, perde um braço e sua esposa não consegue mais andar. Movido pelo sentimento de culpa, ele esta disposto a fazer de tudo para arrecadar o dinheiro necessário para a cirurgia que pode curar sua mulher. Com isso, acaba se envolvendo em uma rede lutas clandestinas no Rio de Janeiro.

O Vampiro do Rio, por Im Sang Soo – C/ Tonico Pereira e Roberta Rodrigues
Fernando é um garçom de meia-idade que trabalha num movimentado restaurante turístico. Ele mora no Vidigal, guarda um grande segredo e é apaixonado por Isabel, sua vizinha. Ela é uma mulher bonita e batalhadora, que trabalha como prostituta para sustentar a filha.

Pas de Deux, por Carlos Saldanha – C/ Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer
Um casal de bailarinos esta ensaiando um novo espetáculo, quando ele recebe um convite para se apresentar no exterior. O jovem hesita em aceitar a proposta com medo de prejudicar seu relacionamento com a parceira. Faltando poucos minutos para entrar no palco, a discussão se agrava, mas o show tem que continuar.

O Milagre, por Nadine Labaki C/ Harvey Keitel
Durante uma filmagem no Rio, um casal de atores famosos conhecem um menino que acredita receber telefonemas de Jesus. No início, eles o encaram com desconfiaça, mas depois percebem que o “Jesus” com quem ele fala não é quem o menino esta pensando.

Inútil Paisagem, por José Padilha c/ Wagner Moura
Um instrutor de asa-delta analisa sua relação com as pessoas e a cidade durante um voo na Pedra Bonita.

Compartilhe:

Wilson Moraes

Wilson Moraes

Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

João-Kurk-Blog-do-Moraes

04 anos sem João Kurk

No post de hoje, Moraes fala um pouco sobre João Kurk... (leia mais)
Meta Quest Pro

Metaverso: o potencial e os desafios

Será que o Metaverso vai decolar? Os desafios que podem impedir o sucesso da nova onda virtual... (leia mais)
bannerrapidas

Blog do Moraes - Rápidas e Rasteiras nº 07

A sétima Rápidas e Rasteiras, fala de Dudu Galvão, Cultura e Meio Ambiente interinos, Griswolds Brazuca, Inveja de quem... (leia mais)