"MODO TABLET"

Para uma melhor experiência de navegação, recomendamos que você use o tablet na horizontal.

Cine Denadai

O Agente Secreto: o que achei e perspectivas de premiações

O Agente Secreto é o novo fenômeno do cinema nacional e já brilha em Cannes; veja o que achei e suas chances nas premiações internacionais.
O Agente Secreto

Há mais ou menos um ano eu estava escrevendo algo parecido com o filme “Ainda Estou Aqui” (matéria aqui) e agora estou de volta falando sobre o novo fenômeno cinematográfico nacional. “O Agente Secreto”.

Um fenômeno até que esperado, já que se trata da nova obra de Kléber Mendonça Filho, que provavelmente seja o melhor diretor brasileiro no momento.

Estamos diante de um filme que já é sucesso nas premiações e, consequentemente, repleto de prestígio internacional. E logo no inicio da temporada de premiações, em maio, que o filme já chegou com voadora no lustre com duas premiações no aclamadíssimo Festival de Cannes, sendo laureado como Melhor Diretor para Kléber e melhor ator para Wagner Moura.

“O Agente Secreto”

Vou dividir esse texto em três partes: o filme, o diretor e o ator.

Vou começar pelo ator.

E Wagner Moura tem tudo para repetir o sucesso que Fernanda Torres teve em 2024.

Vale lembrar que premiações envolve muita política, exposição e mídia. E Wagner já está tendo isso. Já ganhou vários prêmios pela sua brilhante atuação (essa imagem dele escorado em alguma coisa, já é a cara do filme) e o futuro é promissor. Vale lembrar do burburinho que a foto que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas publicou de Fernanda Torres e o engajamento que ela deu para os donos do Oscar. Inclusive o CEO da Academia disse que existe uma “Academia antes e uma depois” da foto com Fernanda.

E uma possível indicação de Wagner pode gerar uma nova onda de curtidas, comentários e compartilhamentos. E seria merecedor. Wagner é a cara do filme, está praticamente em todos os momentos da obra, mesmo quando não aparece. Se ele não está na tela, ele é o assunto. O cara é bom! Ganhou em Cannes que é espetacular. Artisticamente, Cannes está acima do Oscar, mas na questão de visibilidade, o Oscar é maior. Apesar que Wagner já tem seus trabalhos em Hollywood. Já apareceu na bacana ficção “Elysium” e mais recentemente no sucesso “Guerra Civil”. Entre trabalhos nacionais e internacionais, Wagner vai dançando seu frevo premiações mundo afora.

Inclusive, ele dança um frevo em “O Agente Secreto”, já que o filme é passado em Recife e no carnaval. Sendo assim, seja por questões artísticas, políticas e engajamento de rede social, Wagner Moura estará indicado ao Oscar e outras premiações no final de 2025 e inicio de 2026. Há uma pequena comoção da personagem Sebastiana, interpretada pela ótima não atriz Tania Mara. A senhora que interpreta essa importante personagem do filme disse em entrevistas que nem sabe o que é Oscar!! Mas acho que ela fica de fora. Uma pena.

Só para ressaltar, o filme tem ótimos personagens e um dos que mais gostei foi do Delegado Euclides. Seu personagem é burro e corrupto, mas extremamente caricato.

Vamos ao diretor.

Posso afirmar mesmo sem conhecer Kléber Mendonça Filho que ele ama três coisas: Cinema, Recife e os cinemas de Recife. Isso já é percebido em seu “Retratos Fantasmas”, seu filme anterior, que é um documentário que fala sobre cinema, Recife e os cinemas de Recife.

Suas obras são reconhecidas em vários festivais e premiações e sempre são cotados para representar o Brasil nas premiações de filmes internacionais. Se eu não considerar o documentário “Retratos Fantasmas”, que é meu filme preferido do diretor, já que trata de urbanização e cinemas antigos e esses foram os temas que abordei em meus dois TCCs nas duas faculdades que fiz, “O Agente Secreto” é sua melhor obra. Não sou um grande fã de “O Som ao Redor”, mas “Aquarius” e “Bacurau” são ótimos. Não me lembro dos motivos de “Aquarius” ficar de fora das principais premiações em seu ano de exibição, mas me lembro que “Bacurau” foi boicotado pelos membros que escolhiam o filme que, por exemplo, representaria o Brasil no Oscar.

Kléber sempre foi um assíduo crítico do presidente do Brasil e isso o repercutiu nessa quase certa indicação. E isso é um fato. Não é questão de como eu vejo a política nacional. Aconteceu e vocês podem conferir com uma breve pesquisada. 5 são os diretores indicados ao Oscar. E acho que Kléber estará nessa lista. E o que falarei na terceira parte, pode ilustrar melhor isso.

O Agente Secreto

Digo que Kléber estará entre os indicados para Melhor Diretor, por que acredito que o filme estará disputando Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original. E com todas essas indicações, acredito que ele deva ser lembrado na categoria de diretor.

Melhor Filme, já que são até 10 indicados, é quase certeza que estará. Melhor Filme Internacional é praticamente certo e já entra como um dos favoritos. Ana passado tínhamos o irritante “Emilia Pérez” como principal concorrente. Esse ano nenhum filme ainda despontou como favorito, mas serei audacioso e vou colocar aqui os 5 indicados na categoria de filme internacional.

Além de “O Agente Secreto”, temos o favorito dinamarquês “Valor Sentimental”, o iraniano “Um Simple Accident”, que inclusive venceu Cannes esse ano, o espanhol “Sirât” e o sul coreano “No Other Choice”. Puro palpite, mas podem confiar aqui.

O filme

Voltando ao filme, algumas coisas, mas sem falar muito.

Como eu já disse, Kléber ama cinema. E há vários momentos que isso é demonstrado. O ex sogro do personagem de Wagner Moura é projetista em um cinema, filmes como “Tubarão”, “King Kong”, “A Profecia” e “Perdidos na Noite” têm seus cartazes aparecendo no filme. Inclusive o filme “Tubarão” é praticamente um personagem do filme.

Ele ama Recife. Obviamente que eu não conhecia, mas é sensacional e lenda urbana da “Perna Cabeluda” e da personagem folclórica “La Ursa”, sem contar na maravilhosa cena em um bloco de frevo em pleno carnaval da cidade.

E ele ama os cinemas de Recife, inclusive os que nem existem mais. E isso me fez lembrar meu TCC da faculdade de história, que fiz sobre os cinemas de Jaú e o foco eram os cinemas que não existem mais e viraram outros estabelecimentos. E esse caso faz parte de uma importante cena do filme.

A cena inicial é maravilhosa, a ambientação é maravilhosa, o fato de o filme se passar na ditadura e ter seus problemas citados, sem ao menos citar a palavra “ditadura” em nenhum momento é maravilhoso e tenho certeza que coisas legais acabei me esquecendo de citar aqui.

O filme tem mais de 150 minutos, mas você vai sentar na poltrona do cinema e curtir cada segundo sem ver o tempo passar.

Para finalizar, acho que para o Oscar, “O Agente Secreto” estará na disputa de: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional (com grandes chances de ganhar), Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor ator.

E nunca se esqueçam, não deixem de ver filmes brasileiros!

Boa sessão e até a próxima!

Compartilhe:

Foto de André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

Últimas notícias

Festival internacional de dança chega a Barra Bonita

Fotos Antigas

Câmera Jauclick

Confira as fotos:

Cascambum | Mambo Jambo

2006

Confira as fotos:

Os Patrões | General Bar

2006

Confira as fotos:

Réveillon da Bocada 2005

2005

Confira as fotos:

General Bar | Mandrake

2004

Mais conteúdo

Cine Denadai

Mais Blogs do Jauclick

O que as Olímpiadas nos ensina?

Paris 2024 trouxe entretenimento, diversão, torcida, emoções, ensinamentos e reflexões.... [leia+]

Blog do Moraes - Jogo Rápido - Acordando os Pais

Mais uma edição do Jogo Rápido no Blog do Moraes. No palco, Acordando os... [leia+]

ChatGPT nas agências: o estagiário virtual que está mudando tudo

Ele está revolucionando o dia a dia das agências com criatividade, agilidade e estratégia.... [leia+]