Nada mais justo do que nessa época do ano falarmos sobre filmes de Natal. O que não faltam são obras com esse tema. Então sem mais delongas, vamos para algumas indicações.
Começando com o que é para mim, o grande clássico dos filmes natalinos. “A Felicidade Não se Compra” é um filme de 1946 que retrata um otimismo e uma positividade em muitas das obras daquela época. Os filmes pós Segunda Guerra Mundial retratavam os Estados Unidos como o melhor lugar do mundo para se viver, onde você realizaria seus sonhos e viveria uma vida abastada perto de seus familiares. E nada mais do que justo de colocar toda essa positividade em um filme de Natal. É interessante analisar a diferença dos filmes americanos dessa época com os produzidos na Itália. Os filmes italianos são tristes, pessimistas, mas totalmente realistas com a situação em que o país se encontrava. Que fique bem claro, apesar dessas maneiras quase que fantasiosas de mostrar as realidade americana, “A Felicidade Não se Compra” é um belo filme e muito emocionante. Vale a pena ver e rever nessa época do ano. Disponível em: Shock Video Café.
Falando um pouco do lado pessoal, um dos filmes mais importantes na minha vida de cinéfilo, é um filme passado no Natal. O primeiro filme que aluguei na minha vida, dando início à minha vida de cinéfilo e frequentador assíduo de locadoras, foi “Esqueceram de Mim”. O filme conta com várias sequências, mas somente a primeira continuação acaba sendo relevante. E os dois filmes são passados no Natal. Além de ser desesperador imaginar passar um Natal sozinho, imagina no encalço de dois ladrões, que acabam dando um azar tremendo, pois dão de cara um Kevin McCallister, um moleque porreta que usa sua casa, no original, e um prédio caindo aos pedações em Nova York, na continuação, para pregar armadilhas que faziam com que qualquer criança que via o filme se imaginar armando elas em suas casas. A receita dos dois filmes são idênticas: Kevin é esquecido, zoa os ladrões e no final há uma lição de moral típica de filmes natalinos, mas ela funciona nos dois casos. Seria até irrelevante indicar esses filmes para a galera que tem mais ou menos minha idade, mas vai que alguém mais novo acabe lendo esse texto. Disponível em: Shock Video Café e Disney +.
Falando em família atrapalhada e que fez sucesso nos cinemas nas décadas de 1980 e 1990, temos também o caso dos Griswolds. Além de terem inspirados o nome da banda Griswolds aqui de Jaú, eles protagonizaram um Natal muito engraçado em “Férias Frustradas de Natal”. A saga da família Griswolds no cinema tem 5 filmes, sendo que os dois últimos são dignos de serem assistidos, mas longe de serem essenciais, o primeiro é ótimo e as presepadas de Natal é o terceiro capítulo da franquia. O Natal da família da tudo errado, desde a colocação das luzinhas, a comida da ceia e obviamente, o cunhado chato. Na verdade o cunhado está longe de ser chato, Eddie Johnson, interpretado por Randy Quaid (vocês já devem ter visto ele em Independence Day” enfiando um jato na nave alienígena), é o cara mais legais do filme. Muitas das cenas mais engraçadas giram em torno desse cara. Um filme que merece ser visto no Natal, na Páscoa, na Proclamação da República ou qualquer outra data!! Disponível em: Shock Video Café.
O Natal é uma época em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo e tentamos ser pessoas melhores e mais caridosas (isso deveria ser praticado o ano todo), mas quando crianças, o que realmente queremos são os presentes. Mas nada de roupas ou meias. Criança quer brinquedo, ou um bichinho tipo um cachorro ou um gato….ou um monstrinho comprado no bairro de Chinatown em Nova York….pois é, essa é a premissa de mais clássico de Natal para a galera da nova geração conhecer. “Gremlins” conta a história de um pai que queria dar um presente especial para seu filho e acaba encontrando monstrinhos aparentemente fofos. Como total animal, esses também acabam precisando de cuidados especiais, nesse caso, eles não poderiam ser expostos ao sol, a água e nem serem alimentados depois da meia noite. É óbvio que tudo isso é desrespeitado e uma mistura de terror com comédia surge de maneira brilhante. Também há uma continuação de “Gremlins”, que também merece ser vista, mas confesso que não me lembro se ela é passada no período natalino, em todo o caso, vejam as duas!!! Disponível em: Shock Video Café e HBO Max.
Continuando na pegada comédia, mas agora pedindo licença para as crianças, indico “Sexo, Drogas e Jingle Bells”. No filme, três amigos estão com uma longa tradição natalina que já dura 10 anos, correndo perigo de acabar, já que, encher a cara, se acabar em drogas e ir em casebres da luz vermelha, não está mais compatível com a idade, profissão e responsabilidades que a vida adulta traz as pessoas. Só que, apesar da idade, um dos três amigos não tem nenhuma dessas atribuições que a maturidade traz, sendo assim, ele ainda quer curtir, mas seus amigos não podem. Ou podem, mas não devem. Apesar do título escrachado, já que o título original seria mais tranquilo, algo como “A Noite Anterior”, o filme também tem seus momentos de sensibilidade, mostrando a importância dos amigos. Coisas bem clima natalino. Disponível em: Shock Video Café, acervo próprio, Amazon Prime e Netflix.
Boa sessão e Feliz Natal!