Estudantes da Unoeste atenderão na Casa da Mulher Jauense

Reinaugurada nesta segunda-feira (24), local conta com Espaço de Saúde em parceria com a Unoeste; projeto visa oferecer atendimento aos filhos das mulheres vítimas de violência

(Assessoria Unoeste) A prefeitura de Jaú por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, reinaugurou nesta segunda-feira (24), a Casa da Mulher Jauense. O local, com a nomenclatura Centro de Referência e atenção às mulheres “Maria Antonia Sinatura Barros” foi todo reestruturado. Além da implantação de políticas públicas e programas de enfrentamento à violência doméstica e familiar nos termos da Lei Maria da Penha, o Centro conta agora também com um Espaço de Saúde em parceria com a Unoeste. Ambiente onde os acadêmicos do curso de Medicina do campus jauense, realizarão atendimentos aos filhos das mulheres vítimas de violência.

De acordo com o prefeito, Ivan Cassaro, essa relação da universidade com a prefeitura municipal vai trazer muitos benefícios à toda população. “Eu só posso agradecer essa parceria com a Unoeste, afinal esse tipo de projeto nunca ocorreu em nossa cidade. Então, é de extrema importância para nós ter esse apoio da instituição e quem ganha com tudo isso é a população jauense, principalmente as mulheres e as crianças que serão atendidas na Casa da Mulher pelos estudantes. Em nome da nossa cidade, eu agradeço muito a Unoeste pela colaboração”.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cândida Cristina Coelho Ferreira Magalhães, destaca que o carro chefe da Casa da Mulher Jauense é o enfrentamento à violência contra mulheres e crianças e que o atendimento ao público infantil é uma novidade.

“A gente quer fazer algo a mais, pois sabemos que essa violência não alcança apenas mulheres, mas, toda a família, inclusive os filhos. Por isso, criamos esse Espaço de Saúde em parceria com a Faculdade de Medicina de Jaú da Unoeste, onde os estudantes junto com a equipe técnica vão realizar esse atendimento inusitado que Jaú trouxe, por meio da secretaria, que é atender os filhos de mulheres que passam por violência”.

A secretária acrescenta que todos os envolvidos nesse novo projeto, inclusive os universitários, passaram por um treinamento internacional. “Como não existe esse tipo de demanda no Brasil, fizemos uma parceria com Portugal e a equipe já está toda capacitada para iniciar os atendimentos da melhor forma possível”, afirma.

Ela comenta que a Maria da Penha, o nome mais forte no Brasil na temática da violência, esteve virtualmente participando da capacitação e está apoiando também o projeto. “O meu maior sentimento, é de gratidão, pois esse assunto já é há muito tempo uma matéria de estudo para mim e poder estar colocando tudo isso em prática é muito gratificante”, relata.

O coordenador do curso de Medicina de Jaú, Dr. José Oliveira Filho, ressalta que é uma imensa satisfação para a universidade poder contribuir com um projeto tão relevante e tão bem conduzido pela secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. “Além é claro, de ser uma grande oportunidade para nossos estudantes estar em contato com os cidadãos jauenses. Em nome da faculdade, aproveito para agradecer mais uma vez por toda a parceria ao prefeito Ivan Cassaro, secretários municipais, vereadores e demais autoridades”, finaliza.

Compartilhe:

Jauclick

Jauclick

Postagens assinadas como Jauclick fazem parte de conteúdos publicados pela nossa redação

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Vagas-de-emprego

Confira as vagas de emprego do PAT de 22 a 26 de abril

Confira as vagas de emprego disponíveis para a cidade de Jaú... (leia mais)
XV de Jaú volta com vantagem de Americana

XV de Jaú vai a Americana e traz vantagem para Jaú

Galo saiu na frente na primeira etapa e tomou o empate nos acréscimos do segundo tempo. Jogo de volta será... (leia mais)
Frei-Galvao-jauclick

Procissão Fluvial em Honra ao Frei Galvão: Celebração Religiosa e Comunitária no Rio Tietê

Confira os detalhes do evento que ocorrerá no dia 04 de maio no Rio Tietê... (leia mais)