Tema 1018 julgado favorável no STJ: deferimento de benefício administrativo no curso do processo judicial

Para entender como esta decisão favorece os segurados, o tema envolve pedido de aposentadoria administrativo feito após um primeiro pedido negado onde houve necessidade de propor ação judicial para ter a aposentadoria reconhecida

O Superior Tribunal de Justiça afetou os Recursos Especiais n.º 1.767.789/PR e n.º 1.803.154/RS sob o rito dos recursos repetitivos, cuja controvérsia é descrita no Tema 1018:

Possibilidade de, em fase de Cumprimento de Sentença, o segurado do Regime Geral de Previdência Social receber parcelas pretéritas de aposentadoria concedida judicialmente até a data inicial de aposentadoria concedida administrativamente pelo INSS enquanto pendente a mesma ação judicial, com implantação administrativa definitiva dessa última por ser mais vantajosa, sob o enfoque do artigo 18, § 2º, da Lei 8.213/1991”.

Com fundamento no inc. III do art. 927 do NCPC, todos os processos que versam sobre a matéria permaneciam sobrestados até o julgamento final da controvérsia pelo STJ.

E em 09/06/2022 acabou de decidir que o segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente no curso de ação judicial em que se reconheceu beneficio menos vantajoso, sendo legitimo, em fase de cumprimento de sentença, o direito de execução dos valores compreendidos entre o termo inicial fixado em juízo para concessão do benefício e a data de entrada do requerimento administrativo que deferiu o benefício maior.

Para entender como esta decisão favorece os segurados, o tema envolve pedido de aposentadoria administrativo feito após um primeiro pedido negado onde houve necessidade de propor ação judicial para ter a aposentadoria reconhecida, em face da demora excessiva no deslinde dos processos administrativos, bem como, dos processos judiciais visando a reversão do indeferimento administrativo, durante o curso do processo pode acontecer do segurado cumprir os requisitos necessários à concessão do benefício de aposentadoria, mesmo sem a necessidade da discussão judicial em tramitação. Desse modo, é possível encaminhar novo requerimento administrativo com o objetivo de obter a concessão administrativa da aposentadoria.

Na hipótese, cabe ao segurado optar pelo benefício que lhe seja mais vantajoso. Optando por encaminhar novo requerimento administrativo, considerando que o indeferimento da aposentadoria postulada inicialmente, na via administrativa, obrigou o cidadão  a continuar exercendo atividades profissionais para a manutenção do seu sustento, é devido o pagamento das parcelas do benefício postulado judicialmente até a data de início do benefício da aposentadoria concedida na via administrativa no decorrer do processo judicial.

A decisão vai na linha da interpretação dos advogados especialistas em previdenciário que apresentaram o entendimento de que de outro modo, poderia acarretar prejuízo ao segurado, haja vista que o INSS não deixou alternativa razoável que não fosse a manutenção do recolhimento de contribuições previdenciárias em decorrência da necessidade de permanecer exercendo atividade profissional.

Tivesse a autarquia previdenciária concedido a aposentadoria na época devida, não faria jus o segurado a prestação alguma da Previdência Social em decorrência do exercício da atividade posterior, conforme dispõe o artigo 18, § 2º da Lei 8.213/91.

Compartilhe:

Maria Fernanda Forte Mascaro do Pinho

Maria Fernanda Forte Mascaro do Pinho

OAB/SP 264.558 Rua Botelho de Miranda, 153; Chácara Braz Miraglia www.mfaadvassociados.com.br

Últimas notícias

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

Agenda Jauclick

XV de Jaú

Clique aqui e confira tudo sobre o Galo da Comarca.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Conteúdos em destaque

Vagas-de-emprego

Confira as vagas de emprego do PAT de 22 a 26 de abril

Confira as vagas de emprego disponíveis para a cidade de Jaú... (leia mais)
XV de Jaú volta com vantagem de Americana

XV de Jaú vai a Americana e traz vantagem para Jaú

Galo saiu na frente na primeira etapa e tomou o empate nos acréscimos do segundo tempo. Jogo de volta será... (leia mais)
Frei-Galvao-jauclick

Procissão Fluvial em Honra ao Frei Galvão: Celebração Religiosa e Comunitária no Rio Tietê

Confira os detalhes do evento que ocorrerá no dia 04 de maio no Rio Tietê... (leia mais)