Blog do Moraes bate um papo com a violinista Samira Zeber

Blog faz um pequeno resumo na carreira de Samira e bate um papo com ela sobre o EP Celebrar

A violinista Samira Zeber acaba de lançar seu EP Celebrar nas suas plataformas digitais.

O Celebrar contem cinco faixas. Segundo a musicista, as cinco músicas representam seus trabalhos e eventos que ela executa nos palcos do estado.

Mãe do Nicolas de onze anos e Beatriz de um ano, Samira  Iniciou os estudos musicais participando como percussionista da Banda Marcial da cidade de Bocaina, sua cidade natal, dos 12 aos 18 anos.

Neste tempo, ingressou nos estudos de violino aos 16 anos no Conservatório de Jaú SP. Em 2001, se mudou para cidade de Tatuí para aprofundar os estudos no Conservatório da cidade onde residiu por 14 anos.

Se formou em Violino Barroco no Conservatório de Tatuí, uma das escolas de música mais conceituadas do estado, no ano de 2.014. Se licenciou em Pedagogia e Pós Graduada em Música de Câmara.

De lá pra cá, o currículo é vasto:

Viiolinista bolsista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de TATUÍ e Violinista da Orquestra Sinfônica de Botucatu ( 2015 a 2022), Supervisora Educacional de Cordas Friccionadas na Regional São Carlos do Projeto Guri ( 2017 a 2022), vários cursos pedagogicos na área musical como Filosofia Suzuki, Dalcrose, Musicalização infantil e Ensino Coletivo de cordas friccionadas.

Já executou ao lado de grandes nomes da música popular como Danilo Caymmi, Rosa Passos, Sérgio Reis, Roupa Nova, André Marques e a Vintena Brasileira, entre outros.

Realizou uma tournée em Portugal em 2015 como uma das solistas de músicas brasileiras num projeto de intercâmbio entre bandas do Brasil, Argentina e Portugal.

Atualmente é professora de violino na cidade de Jaú e atende alunos da cidade e toda região. Realiza eventos musicais variados por toda região e estado de SP executando diversos estilos e gêneros com vários grupos e formações.

Em Jaú, Samira está sempre presente nas cerimônias de casamento da cidade e atua ao lado da pianista  Andréa Santos no Ellas in Duo, grupo que está sempre presente nos eventos culturais daqui.

O Blog do Moraes bateu um papo rápido com Samira sobre o EP Celebrar. Confira:

Como surgiu a idéia de gravar o EP Celebrar ?

A ideia de gravar um EP aconteceu junto com o lançamento dos 5 clipes das músicas que escolhi fazer uma releitura. Muitas pessoas gostam e acompanham o meu trabalho e por isso pedem para eu executar no violino suas músicas preferidas. Sendo assim, essas 5 músicas do EP é para o público que gosta de apreciar as canções na versão instrumental e preferem ao som do violino.

Como foi a escolha do repertório?

Na verdade eu gostaria de fazer a releitura de muitas músicas de vários estilos, porém eu tive que escolher cinco neste primeiro momento, e realmente foi muito difícil.

Como eu trabalho com vários tipos de eventos, preferi escolher uma música que representasse cada um deles. No EP vocês podem encontrar músicas para cerimônia de casamento, para festa, para homenagens…Enfim, para celebrar qualquer momento.

Quais músicos participaram das faixas?

Tive o privilégio de contar com a participação do músico Paulo Maia, que majestosamente criou os arranjos de piano e Acordeon na música La Vie en Rose.

Quais seus projetos futuros em termos de gravação.

Tenho pretensões em gerar mais conteúdos musicais de diversos estilos e além de lançar em todas as plataformas digitais, realizar tb as gravações dos vídeos clipes.

O objetivo é trazer a música instrumental no violino mais próxima das pessoas com releituras e arranjos próprios que sempre desejei produzir e criar. Hoje o mercado está muito aberto para os eventos e a procura pelo violino tem sido grande.

Uma das formas de agradar a maioria desse público é executar toda e qualquer música no violino, que por si só se caracteriza um instrumento de origem Europeia e erudita, porém, com a popularização do instrumento aqui no Brasil, se torna possível e necessário apresentarmos o repertório de músicas brasileiras no instrumento. Por ser o violino tão rico em articulações e sonoridade, conseguimos executar qualquer tipo de música.

Ouça o album Celebrar na íntegra:

 

Acompanhe o trabalho dessa super musicista da nossa região nas suas redes sociais:

https://linktr.ee/samirazeber

 

Compartilhe:

Wilson Moraes

Wilson Moraes

Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Rápidas-e-rasteiras-4

Edição 4: Rápidas e Rasteiras

Homem Invisível  - Coyote Azul – Histórias de Camarim – A Volta do Armazén – Ferrari Online – Literocupa e... (leia mais)
MIRFOTOPRINCIPAL

Blog do Moraes | Mir 70 anos parte 1

Blog homenageia os 70 anos do Mir! Vários amigos e músicos nesta primeira parte... (leia mais)
5g no celular

Brasileiros ainda não sabem para que serve o 5G

5G promete muita inovação, mas muita gente ainda não sabe como isso pode influenciar em suas vidas.... (leia mais)