Cine Denadai

Filmes para o Halloween

Prepare-se para o Halloween com uma seleção de filmes de terror que vão muito além dos sustos, entregando tensão, inovação e arrepios.

Nada mais justo do que uma lista de filme de terror para o Halloween.

E filme de terror sempre foi algo difícil de se indicar, já que, muitas vezes a única coisa que importa no gênero são os sustos e não uma boa história com personagens marcantes e mais os sustos.

Inclusive o susto é relativo. As vezes uma atmosfera de medo, terror e suspense são mais satisfatórias que aqueles sustos causados por cenas em que tudo está em silêncio e do nada algo barulhento acontece e rola um pulo no sofá, situações típicas da franquia “Invocação do Mal” e seus filmes derivados, que sinceramente não me agradam, com exceção do primeiro filme da série e de “Anabelle 2”.

Vou tentar focar aqui em filmes mais recentes, tem muita coisa lançada há menos tempo e é nisso que irei focar.

Uma cena com clima de suspense e tensão é muito melhor que sustos esporádicos e rápidos. A direção, a trilha sonora e a fotografia quando não é muito escura (algo que acontece muito em filme de terror) são fatores determinantes para isso. E é esse o clima de “A Bruxa”.

Um filme extremamente tenso e cinza filmado apenas com luz natural, dando a impressão que há todo momento algo de ruim ou assustador irá acontecer, já que você é inserido na rotina de uma família que se muda para novas terras a procura de fartura em sua cultura agrícola. O filme é ambientado no século 17 e isso também contribui para o suspense, já que sem as tecnologias de hoje, os limites para tentar fugir do mal ali presente acabam diminuindo. Na minha singela opinião, o melhor filme de terror que saiu em muito tempo.

Vale a pena ser visto, revisto e compreendido!

Disponível em: Shock Video Café, Amazon Prime, TeleCine e acervo próprio.

Falando em clima tenso, outra boa pedida é “Corrente do Mal”, ignorem a péssima tradução para o português desse filme.

Ele não tem nada a ver com as correntes de rede sociais que a gente não compartilha ou as que a gente ignora no grupo da família no whatsapp. Inclusive, alguns membros do grupo da família poderão se assustar mais com o enredo do filme, do que com ele mesmo, já que se trata de uma maldição mortal que é passada de pessoa para pessoas através do sexo.

E a única maneira de se livrar da maldição é passando para outra pessoa através do sexo. Se o filme é uma crítica ao sexo sem compromisso ou um alerta as doenças sexualmente transmissíveis, sinceramente eu não sei, mas sei que é das boas coisas que surgiram ultimamente e vale muito a pena ser visto.

Disponível em: Shock Video Café, Mubi e acervo próprio.

Ao citar a o som como algo negativo em muitos filmes de terror, já que só contribuem somente para sustos rápidos, ou positivamente em outros casos, já que está diretamente ligado a tensão dos filmes, nessa próxima dica, a falta do som é o que dá o toque de terror da obra.

Em “Um Lugar Silencioso” o mundo foi invadido por criaturas que são atraídas por barulho e nem precisa ser muito alto. A falta de barulho pode parecer maravilhoso para nós que estamos ficando mais velhos, mas acaba sendo a única de se manter vivo.

Sendo assim, acompanhamos uma família, nessa saga silenciosa de sobrevivência. Nada é muito explicado nesse primeiro filme, tudo está acontecendo sem você saber quem são essas criaturas e de onde vieram e isso é um fator positivo para o filme, que começa a ter mais elucidações no segundo capítulo da saga, que é muito boa também, mas o primeiro é bem melhor.

Haverá um terceiro filme para finalizar a trilogia, o que faz com que seja importante ver os dois filmes. Vejam em silêncio!

Disponível em: Shock Video Café, Netflix, Star+ e acervo próprio.

Alguns filmes são revolucionários para seu gênero e o terror tem variados estilos e sempre tem um para marcar a maneira de se contar histórias de medo.

Um desses filmes revolucionários é “A Bruxa de Blair”, que é fácil um dos filmes mais importantes do gênero, quem viveu a época do lançamento desse filme sabe do estou falando, já que o marketing em cima do filme sempre deu a entender que estávamos falando de gravações reais ocorridas em uma floresta isolada. O que contribuiu muito com isso foi a filmagem amadora do filme.

E assim surgiu um estilo de terror chamado found footage, ou simplesmente filmagem encontrada. “A Bruxa de Blair” é um clássico consagrado de terror, marketing e faturamento, por isso gerou uma grande leva de filmes nesse estilo, sejam eles mais grandiosos como “Cloverfield” ou menores, como o espetacular “Atividade Paranormal”.

Nele, vemos uma família sendo atormentadas por fantasmas através das câmeras de segurança da casa, fazendo com que a ambientação do medo esteja totalmente atrelada ao nosso dia a dia, já que, por questões de segurança, é cada vez mais comum câmeras espalhadas pelas casas. Um filme pequeno, barato, mas de tensão e terror absurdos!

Com muitas continuações sendo algumas boas e outras nem tanto, vejam o máximo de filmes da saga, mas esse primeiro é obrigatório!

Disponível em: Shock Video Café e acervo próprio.

Filmes passados dentro de casa, em um ambiente familiar e que critica a falta de segurança em que se vive hoje em dia, estão cada vez mais comuns.

E nem estamos falando de filmes brasileiros.  Mas o medo de ter a casa invadida e sua família estar em perigo é universal.

Em “Uma Noite de Crime” vivenciamos uma ficção que não me surpreenderia se virasse realidade. Num futuro não muito distante, o governo americano criou o dia do expurgo. É um dia feito para extravasar suas vontades mais intimistas e secretas, já que nesse dia, o crime é permitido, ou seja, homicídios, roubos, pilhagem e tantos outras contravenções estão liberadas.

O filme é ambientado na casa de uma família com condições suficientes para se proteger dos terrores das ruas, mas quando o problema consegue entrar na residência, o bicho pega de maneira absurda!

Devido a crítica social, a primeira impressão que me deu ao terminar de ver esse filme, é que tinha visto um futuro clássico, mas acho que o excesso de continuações desnecessárias para a compreensão da história, acabou esfriou isso.

Disponível em: Shock Video Café, Amazon Prime, Star+ e acervo próprio.

Espero que gostem dessas dicas.

São filmes bem conhecidos e em sua maioria e de fácil acesso para assistir.

Então vejam e bom Halloween para todos!

Compartilhe:

Picture of André Denadai

André Denadai

André é jauense, xvano, palmeirense e apaixonado por cinema e ele escreve periodicamente para o Jauclick.

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

Invertexto

Conheça uma ferramenta muito útil

Conheça esse site bem bacanudo que apresenta centenas de ferramentas interessantes e gratuitas... (leia mais)
jotajunior03

Blog do Moraes - Jogo Rápido Jota Junior

Rapidinhas-do-Moraes-segunda-edição

Edição 2: Rápidas e Rasteiras

Notícias Culturais de Jahu
Fabio Lopes – LabJaueuparticipei – A Benção – Luana Granai – Giovana Gaeta e a... (leia mais)