Blog do Moraes – Jogo Rápido com Escritores

Hoje o Jogo Rápido com Escritores do Blog do Moraes é com Amanda Kristensen e Kleber Amaral

O Blog do Moraes traz mais uma edição do Jogo Rápido com escritores da cidade. A coluna já realizou o bate papo com os escritores Fabio Grossi, Leticia Ferrarezi, Mickaeu Amaral, Raquel Morelli Paixão, Hector Leandronic e Juliana Ayon.

AMANDA KRISTENSEN

 Jogo Rápido com Escritores

Quando começou a vontade de escrever? A primeira história que me surgiu teve seu embrião meses depois da morte da minha avó Neusa. Tínhamos uma relação bem próxima e afetiva. Ela me contou muitas histórias na infância.

Quais são suas maiores influências? Clarice Lispector, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Graciliano Ramos e Adriana Vieira Lomar.

Breve histórico da sua carreira: Sou autora de duas obras de contos: “Entre-Terras” (2020) e “Pelas-Frestas” (2022) ambas publicadas pela editora Patuá, localizada em São Paulo. Também tenho diversos textos publicados em Antologias (Selo Borboleta Azul, Casa Brasileira de Livros etc.); e Blogs Literários (As Contistas, Borboletário), bem como contos premiados, tal qual “Ezequiel e as Formigas”, segundo lugar na feira Flit de Literatura. Ainda neste ano, haverá a publicação direcionada ao público infantil pela Editora Caravana, localizada em Minas Gerais.

Primeiro livro que leu: Eu não me lembro exatamente o nome do livro, mas uma das fábulas que nele estava: “Festa no céu”; a vó quem leu para mim.

Primeiro texto que escreveu: “Flor-de-Lume”, um conto para crianças.

Escritor do Mundo: José Saramago.

Escritor do Brasil: Clarice Lispector.

Escritor de Jaú: Deixei Jaú cedo, aos 21. Conheço somente o trabalho do Caio Zunta. Hoje leio mais autores comuns à região de Cascavel (PR), onde resido. Dentre eles, a excelente Tere Tavares. Espero que este espaço me traga o contato de mais autores jauenses!

Livro do Mundo e do Brasil: “Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago”; “Todos os contos”, de Clarice Lispector.

Livro de Jaú: Conforme mencionado, espero que este espaço me traga mais ciência acerca dos autores jauenses e suas respectivas obras.

Como o nosso país, estado, cidade trata a literatura: Infelizmente, acredito que ainda se veja a literatura de maneira marginalizada; especialmente, aquela viva, produzida hoje. Há ‘burburinhos’ culturais muito interessantes na capital de São Paulo e em Curitiba, mas as regiões interioranas ainda sofrem com a restrição de diálogo e divulgação de trabalho. O que ameniza essa ‘distância’, atualmente, são as redes sociais.

A literatura para você é: A literatura é um acumulado subjetivo do conhecimento individual e coletivo, uma elaboração artística que (re)escreve o homem, seu interno e seu entorno.

KLEBER AMARAL

Quando começou a vontade de escrever?

Aaos 6 anos já fazia paródias e aos 10 já criava minhas próprias poesias

Quais são suas maiores influências?

Minhas maiores influências são meus pais e meus ídolos musicais

Breve histórico da sua carreira:

Sou Cleber Ricardo Clemente, 29 anos conhecido como Kleber Amaral. Sou Formado em Publicidade e Propaganda, Pós Em gestão Pública, Fotografo e Membro de diversos  movimentos culturais. Iniciei na literatura fazendo paródias, depois virei mc, mas foi no slam  em 2016 que eu me encontrei e entendi que a literatura era o caminho a seguir.

Primeiro livro que leu:

As Aventuras de Sherlok Holmes

Primeiro texto que escreveu:

Com 9 anos para um concurso de redação da cidade

Escritor do Mundo:

Sergio Vaz (meu Idolo)

Escritor do Brasil

Mario Quintana e Renan Inquérito

Escritor de Jaú:

Tamires Frasson

Livro do Mundo e do Brasil:

Poucas Palavras  ( de Renan Inquérito)

Livro de Jaú:

Pensamentos que não se calam e Das inconformidades do Cotidiano

Como o nosso país, estado, cidade trata a literatura:

Infelizmente não dão a atenção adequada e não investem nessa área

A literatura para você é:

Combustível para vida

Compartilhe:

Wilson Moraes

Wilson Moraes

Wilson Moraes, o Moraes, escreve periodicamente no Blog do Moraes, agora aqui no Jauclick

Agenda Jauclick

publicidade

Seu site merece estar no topo!

Desenvolvemos sites com tecnologia preparada para integrar com as melhores ferramentas.

PUBLICIDADE - SOCIAL

Fortaleça a mensagem da prevenção!

Conheça as campanhas de prevenção trabalhadas no Hospital Amaral Carvalho e acesse e compartilhe os materiais para ajudar a levar a informação para mais pessoas.

Mais Blogs do Jauclick

giro-cultural-fora-de-Jaú

Giro Cultural Jauense fora daqui

Shows de Estevan Canossa, Chovendo na Roseira, Rasta La Vista, A Benção e Gato Carteiro fora de Jaú e oficinas... (leia mais)
luisinho01

Entrevista: Projeto Guitarra Jauense, Luisinho Felippe

O Blog conversou com o guitarrista que explicará melhor o evento Guitarra Jauense aqui no Jauclick entre outros alguns assuntos.... (leia mais)
paz-amor-e-empatia

Jornada Interior: Trilhando o caminho de Paz, Amor e Empatia

Em meio a tanta transformação digital, resolvi fazer uma reflexão da nossa jornada interior de transformação pessoal. Leia com paz,... (leia mais)